Alerta para tempo severo no Sul do Brasil nesta sexta

17/01/2019 às 13:38
por Redação

Atualizado 17/01/2019 às 16:09

Oferecimento
Fortes áreas de instabilidade vão provocar temporais sobre a Região

Nesta sexta-feira (18), fortes áreas de instabilidade vão continuar atuando sobre o Sul do Brasil. Por isso, o alerta é de tempo severo, e há risco de temporais que podem causar transtornos à população no centro-sul do estado do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Santa Maria, Bagé e Uruguaiana.

 

Em Porto Alegre, nas demais áreas gaúchas, em todo o estado de Santa Catarina e em Curitiba, o dia terá muita nebulosidade e pode chover forte a qualquer hora do dia. No entanto, algumas áreas do oeste e norte catarinense devem ter alguns períodos com sol. A temperatura fica mais amena sobre esses locais.

 

No interior do estado do Paraná, o sol ainda vai aparecer forte durante esta sexta-feira. No entanto, o excesso de calor e de umidade disponível no ar vai contribuir para a formação de nuvens carregadas, que provocam chuva entre a tarde e a noite. Há risco de temporais isolados.

 

Chuva volumosa no RS

Nas últimas 24 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 104,4 mm de chuva em Uruguaiana, no extremo sul do Rio Grande do Sul. São Vicente do Sul teve 89,0 mm acumulados no mesmo período. Já em Quaraí, choveu 70,6 mm.

 

Foto de Mário Ziliotto - Florianópolis, SC

 

Fim de semana de tempo instável

No sábado (19), áreas de instabilidade vão deixar o dia chuvoso em áreas ao leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, incluindo as capitais Porto Alegre e Florianópolis. O dia também será muito instável e com chuva a qualquer hora em todas as demais áreas catarinenses e em todo o estado do Paraná. Apenas áreas do oeste gaúcho, incluindo a região de Gonzaga, não devem ter chuva.

 

No domingo (20), a instabilidade perde força sobre o Rio Grande do Sul e várias áreas do estado já não vão ter previsão de chuva. No entanto, a capital Porto Alegre pode ter chuva fraca no decorrer do dia. Além disso, pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora sobre toda a faixa litorânea da Região, mas com menor intensidade.

 

 

 


CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

21°
min

34°
max

15mm / 80%

Santa Maria - DF

20°
min

31°
max

17mm / 90%

FASES DA LUA

  • Cheia
    19/02
  • Minguante
    26/02
  • Nova
    04/02
  • Crescente
    12/02

ESTAÇÕES DO ANO

  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    23/09