Volume de chuva ultrapassa a média de janeiro em Macapá

22/01/2019 às 12:58
por Maria Clara Machado

Oferecimento
ZCIT estimula formação de nuvens carregadas entre o Pará e o Amapá e temporais continuam.

Nuvens carregadas crescem sobre o litoral do Amapá e o nordeste do Pará estimuladas pela presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). As pancadas de chuva continuam frequentes e há alerta para temporais

 

Macapá supera a média de chuva de janeiro 

Os últimos dias foram de chuva forte e volumosa em Macapá e a capital já ultrapassou a média de chuva de janeiro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), já choveu 305,8 mm até a manhã desta terça-feira (22), superando em 4% a média mensal, que é de 294,7 mm. 

 

Em Belém, o acumulado de chuva até agora está em 281,9 mm, cerca de 73% da média de janeiro, que é de 384,5 mm, segundo o INMET.

 

  Foto: Maryzethe Fernandes. Macapá/AP. 

 

Além da presença da ZCIT,  os ventos que sopram do oceano têm contribuído para transportar umidade para a Região Norte, facilitando na formação das nuvens de temporais. O calor e umidade da Amazônia também ajudam no crescimento de instabilidades.

 

As pancadas de chuva vão continuar por quase todos os estados da Região Norte, exceto Roraima. Há risco de fortes pancadas de chuva com raios em forma de temporais. Em Roraima, incluindo a capital Boa Vista, o tempo fica firme e quente. 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

29°
max

24mm / 90%

Boa Vista - RR

24°
min

29°
max

19mm / 90%