Segunda-feira em alerta para muita chuva no Sul

25/02/2019 às 10:55
por Maria Clara Machado

Atualizado 25/02/2019 às 11:02

Oferecimento
Frente fria e grande ciclone extratropical em alto mar ajudam a espalhar nuvens de tempestade e a chuva é volumosa

Uma nova frente fria se desloca pelo mar entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina acompanhada de grande ciclone extratropical, que juntamente com o fluxo de umidade que está chegando do Norte do Brasil, deixa toda Região Sul em alerta para temporais e chuva volumosa. 

 

Segunda-feira de muita chuva no RS e SC

As nuvens carregadas estão espalhadas pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina e já provocam chuva desde ontem (24). Os acumulados ficaram entre 30 a quase 60 mm nas últimas 24 horas e a previsão ainda é bastante chuva no decorrer desta segunda-feira (25).

 

Pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) já choveu 30,8 mm em Porto Alegre (RS) entre às 9 horas de domingo e às 9 horas desta segunda-feira. Vacaria, na região serrana do Rio Grande do Sul acumulou 48,6 mm e Passo Fundo, no planalto gaúcho, registrou 58,6 mm de chuva, no mesmo período. 

 

Em Santa Catarina, a manhã é marcada por temporais e municípios como Chapecó e Caçador, no centro-oeste catarinense, tiveram acumulados um pouco acima de 20 mm no período de uma hora, entre às 8 horas e às 9 horas da manhã. 

 

Os temporais se espalham principalmente pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina e podem cair a qualquer hora, gerando acumulados elevados com potencial para alagamentos, transbordamentos de rios e córregos e outras ocorrências. Os meteorologistas alertam também para a possibilidade de granizo, raios e ventania, com rajadas de até 100 km/h.   

Apenas na fronteira gaúcha com o Uruguai, a instabilidade tende a enfraquecer e a previsão é de chuva moderada. O domingo foi de bastante chuva na região. 

 

Veja o alerta para Santa Catarina 

 

Vale do Itajaí

No Vale do Itajaí, uma barragem de usina hidrelétrica particular se rompeu em Taió ontem no início da tarde. Segundo a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, os danos foram locais e não houve feridos. Há previsão de pancadas de chuva para a região ao longo do dia e com risco de chuva forte. 

 

Foto: Filipe Souza. Araranguá/SC.
 

Paraná com temporais 

O Paraná ainda tem maiores períodos de sol, mas sempre entre muitas nuvens. Será alto risco de temporais na região de Foz do Iguaçu (PR) a partir da tarde. A Grande Curitiba e o litoral do Paraná também podem esperar pela chuva mais intensa entre o fim da tarde e a noite. 

 

Mais chuva nesta terça 

Amanhã (26), a chuva tende a enfraquecer sobre o Rio Grande do Sul e as temperaturas caem no estado. Porto Alegre terá uma terça-feira (26) úmida e com garoa. Já Santa Catarina e o Paraná vão permanecer em alerta para mais chuva forte e volumosa, inclusive sobre as capitais Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).  

 

Veja no Agroclima: Serra catarinense inicia colheita da maçã   

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

15°
min

25°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

14°
min

25°
max

0mm / 0%