Carnaval no Sul começa quente e mais seco

01/03/2019 às 12:50
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Sol predomina e previsão indica pouca chuva no fim de semana. Confira detalhes do tempo para o feriadão.

Uma massa de ar seco que vem predominado sobre a Região Sul do Brasil nos últimos dias, vai continuar mantendo o tempo aberto na maioria das áreas neste começo de Carnaval 2019. O calor aumenta, mas a previsão é de poucas pancadas de chuva até o início da semana. 

 

Sol forte e calor 

O Rio Grande do Sul já está sem chuva há alguns dias e a umidade relativa do ar caiu. Principalmente municípios próximos à fronteira com o Uruguai tiveram valores de umidade abaixo de 30%. Em Santana do Livramento, a umidade chegou a cair para 21%, em Uruguaiana e Bagé para 27% na tarde de quinta-feira (28) e a situação é semelhante nesta sexta-feira (1). 

 

O fim de semana começa com sol forte e temperaturas mais elevadas em toda Região Sul. Uma frente fria vai passar pelo mar e traz algumas pancadas de chuva para o sul gaúcho neste sábado (2), mas grande parte do Rio Grande do Sul, inclusive Porto Alegre, do interior de Santa Catarina e do oeste do Paraná, ficam com o tempo firme. 

 

Em áreas litorâneas de Santa Catarina, incluindo a Grande Florianópolis, a expectativa é de chuva passageira, no máximo moderada. O sol aparece. 

 

No leste do Paraná, inclusive na Grande Curitiba, a nebulosidade enfraquece e o sol retorna com força neste sábado. A previsão é de pancadas de chuva rápidas e pontuais sobre o Paraná.  

 

Foto: João Carlos Pereira. Florianópolis/SC.

 

Tendência para o feriadão

A tendência ainda será de poucas pancadas de chuva no domingo (3) e na segunda-feira (4) de Carnaval. Há chance de chuva em pequenas áreas do norte e leste do Paraná e do leste de Santa Catarina. Antes da chuva, serão dias bastante aproveitáveis, com sol forte e calor sobre toda a Região. 

 

Outra frente fria está prevista para chegar ao Rio Grande do Sul na terça-feira (5), trazendo mudanças no tempo. A chuva retorna ao Rio Grande do Sul, ao interior de Santa Catarina e do Paraná. A fronteira gaúcha com o Uruguai volta a ficar bastante instável, com chuva desde cedo e risco de chuva forte. 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC


min

16°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS


min

12°
max

0mm / 0%