Alerta de temporais na costa norte do Nordeste

27/03/2019 às 15:29
por Redação

Oferecimento
ZCIT ajuda a formar nuvens carregadas

Áreas de instabilidade formadas pela ZCIT - Zona de Convergência Intertropical ajudam a formar nuvens pesadas de chuva sobre o litoral do Rio Grande do Norte,  Ceará e provocam muita chuva também no norte do Maranhão e do Piauí. 

 

A situação é de alerta para temporais porque a chuva vai continuar persistente, segundo os meteorologistas da Climatempo.

 

Todo o Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, sul da Bahia e a Paraíba podem sofrer com chuvas fortes nesta quinta-feira. Abaixo, você observa o mapa de chuva acumulado que mostra volumes próximos de 150 mm sendo acumulados até o dia 01 de Abril.

 

chuvap1_ne

 

O alerta para o risco de chuva isolada de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento se estende também para os estados do Pernambuco, Alagoas, Sergipe, oeste e norte da Bahia. Em Salvador, o dia começa com muita instabilidade, mas a partir da tarde a nebulosidade e a chuva diminuem e o sol aparece mais forte.As demais áreas do Nordeste seguem com sol, nuvens e pancadas de chuva de forma rápida e fraca.

 

Até, sexta-feira, (29), a ZCIT estará próxima da costa norte do Nordeste e os estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte estarão sujeitos a chuvas fortes e volumosas.

 

Foto: Ítalo Rodrigues - Viçosa - RN

 

CIDADES RELACIONADAS

Salvador - BA

24°
min

29°
max

20mm / 67%