Tempo continua instável no RJ nesta quarta

07/05/2019 às 23:29
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Passagem de frente fria provocou chuva forte em Angra, em Paraty, no Grande Rio e na Serra Fluminense.

A passagem de uma frente fria estimulou a formação de áreas de instabilidade sobre o estado do Rio De Janeiro que mudou tempo durante a terça-feira, 7 de maio.  O tempo continua instável nesta quarta-feira e o calor diminui. Outra frente fria, mais forte, está prevista para o começo da próxima semana.

 


Chuva e queda da temperatura nesta quarta

A infiltração de umidade do mar será forte sobre o estado do Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 8 de maio, o que vai estimular a formação de muita nebulosidade sobre todas as regiões fluminenses.

Há risco de chuva moderada a forte na madrugada desta quarta-feira em todas as regiões fluminenses, porém, os maiores volumes acumulados devem ser observados sobre cidades serranas e da Baixada Fluminense. A chuva deve diminuir durante e manhã e enfraquece mais ainda durante a tarde desta quarta-feira.

 

A temperatura diminui bastante em relação aos últimos dias com a falta do sol, a chuva e o vento frio soprando o dia todo.

 

Semana termina quente

O sol reaparece na quinta-feira,9, mas entre muitas nuvens. A sexta-feira e o sábado, 11 de maio, serão com sol e até calor no estado do Rio de Janeiro, mas volta a chover a partir da tarde do domingo, 12. Veja como fica a temperatura na cidade do Rio de Janeiro



Outra frente fria

A população do estado do Rio deve ficar preparada para outra frente fria, mais forte, já deve ser esperada para o começo da próxima semana. A previsão é de que esta frente fria comece a influenciar o estado do Rio de Janeiro no domingo, 12 de maio, provocando pancadas de chuva a partir da tarde. A chuva generalizada e a queda da temperatura devem ser observadas durante o dia 13 de maio.



Chuva da noite de 7 de maio

Durante a noite da terça-feira, 7 de maio, a chuva se espalhou forte e volumosa sobre o litoral sul fluminense e também sobre a cidade do Rio de Janeiro. Por volta das 21 horas, a região do Lagos começou a ficar chuvosa. A chuva se espalhou moderada a forte sobre a região Serrana após às 21h30.

 

Confira alguns volumes de chuva registrados em 4 horas (entre 17h e 21h) pelo Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro



Bairro

Chuva em 4h (mm)▾

Saúde

45,4

Tijuca

23,0

Santa Teresa

18,8

Alto da Boa Vista

12,2

Grota Funda

10,8

 

Nuvens carregadas (manchas coloridas) se formaram sobre o RJ com passagem de frente fria

 


Mais de 100 mm em 6h  em Angra dos Reis e em Paraty

Conforme alertado pela Climatempo, o litoral sul do Rio de Janeiro voltou a sofrer com chuva forte e volumosa provocada pela passagem de outra frente fria. A região mais atingida foi a de Angra dos Reis, onde em apenas 6 horas choveu mais de 100 mm em vários locais. Algumas áreas de Paraty também receberam mais 100 mm em 6 horas de chuva.

A chuva mais forte e volumosa no litoral sul do estado do Rio de Janeiro ocorreu entre 17 horas e 21 horas, perdendo força a partir daí.

 

Confira alguns volumes bastante elevados registrados no litoral sul do Rio de Janeiro pelo CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais.

 

 

 

Município

Local

Chuva em 6h (mm)▾

Angra dos Reis

Bracuí

135.5

Angra dos Reis

Frade

126.8

Angra dos Reis

Itanema

124.5

Angra dos Reis

Ariró

117.6

Paraty

BR101 - km 588

108.7

Rio Claro

Lídice

61.8

Mangaratiba

Praia do Saco

39.1

 

 

 

Foto de Patricia Madeira, Rio de Janeiro (RJ)

CIDADES RELACIONADAS

Boa Vista - RR

23°
min

31°
max

30mm / 67%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

27°
max

0mm / 0%