Atenção para a chegada de nova massa de ar frio

20/05/2019 às 00:57
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Semana termina com forte queda da temperatura em áreas do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste e Norte do Brasil

Uma nova massa de ar frio, de forte intensidade, chega ao Brasil no decorrer desta semana e tem potencial para provocar temperaturas mais baixas do que as observadas na semana passada. O frio vem mais intenso e é possível que a semana termine com geada nos três estados da Região, com risco do fenômeno ocorrer também em Mato Grosso do Sul.

 

Antes do frio, a instabilidade de um ciclone extratropical provoca muita chuva sobre o Rio Grande do Sul na terça-feira, 21 de maio, e temperatura começa a baixar neste estado.

 

Mas é a durante o dia 23 de maio que o ar frio desta nova massa polar combinado com a falta do sol e chuva fazem a temperatura despencar na Região Sul e em Mato Grosso do Sul. Recordes de frio já poderão ocorrer neste dia.

 

Os dias 24 e 25 de maio devem ser os mais gelados dentro do período de atuação desta massa de ar frio. São nestes dias que o centro da massa polar, que é a região mais fria do sistema, deve se deslocar sobre o Sul do Brasil e avançar para o leste da Região Sudeste.

Os mapas mostram a estimativa da temperatura às 6 horas (em Brasília) nos dias 24 e 25 de maio de 2019, de acordo com a previsão do modelo GFS. Estes valores podem ser alterados para mais ou para menos nos próximos dias.

 

 

Estimativa da temperatura para 6h (Brasília) de 24/5/19

 

 

 

Estimativa da temperatura às 6h (Brasília) de 25/5/19

 

Temperaturas abaixo dos 10°C devem ocorrer em Mato Grosso do Sul, em áreas de São Paulo, no Sul de Minas, e possivelmente em alguns pontos da Serra Fluminense.

 

 

Frio intenso em capitais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Entre as capitais, a temperatura tem forte queda no dia 23 de maio, quinta-feira, em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e em Campo Grande.

Em Cuiabá, São Paulo, no Rio De Janeiro e em Belo Horizonte, o frio chega com força na sexta-feira, 24 de maio.

 

É possível que ocorra nova friagem em Rondônia e no Acre, mas com menos intensidade do que na semana passada

 

Geada nos arredores de São Joaquim (SC), em 9/4/19 - São Joaquim Online

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

25°
min

38°
max

5mm / 90%

Florianópolis - SC

24°
min

30°
max

15mm / 90%