Sudeste tem madrugadas muito frias esta semana

10/06/2019 às 13:20
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Regiões mais elevadas do Sul de MG registram geada e temperaturas entre 0°C e 5°C na segunda-feira, 9 de junho.

As madrugadas na Região Sudeste continuam muito frias, mesmo após o afastamento do ar polar mais intenso que atingiu o Brasil na semana passada. Temperaturas muito próximas e até abaixo dos 10°C ainda foram observadas no amanhecer desta segunda-feira, 10 de junho, no norte e centro-leste de São Paulo, em quase todas as regiões de Minas Gerais.

 

Mas no Sul de Minas Gerais, nas áreas de maior altitude da Serra da Mantiqueira, o dia amanheceu gelado, com temperaturas entre 0°C e 5°C. A região de Maria da Fé teve 2,3°C de temperatura e foi a mais baixa no Brasil, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia em locais habitados.

No Parque na Nacional do Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro, o INMET registrou 4,1°C abaixo de zero na madrugada de hoje, mas esta medição foi feita a 2450 metros de altitude, onde apenas montanhista se aventuram ocasionalmente. Não é um local habitado regularmente por pessoas.

 

Confira algumas baixas temperaturas na Região de Sudeste em 10/6/2019

 

Maria da Fé (MG): 2,8°C

Monte Verde (MG): 3,3°C

Campos do Jordão (SP): 5,0°C

São Lourenço (MG): 4,6°C

 

As imagens são do sítio de Wiliam Siqueira onde a temperatura chegou a 0,6°C no Bairro Sitio da Lage e a 0,8°C no Bairro Reserva. O frio intenso permitiu a formação de geada pelo sexto dia consecutivo, segundo informou Wiliam a Climatempo.

 

 

Foto de Wiliam Siqueira, Maria da Fé (MG)

 

 

MG_Maria-da-Fé_Wiliam-Siqueira_10619_geada-(2)

Foto de Wiliam Siqueira, Maria da Fé (MG)

 

 

MG_Maria-da-Fé_Wiliam-Siqueira_10619_geada-(8)

Foto de Wiliam Siqueira, Maria da Fé (MG)

 

 

Frio de subsidência

Mesmo com o afastamento do ar polar mais intenso da Região Sudeste, as temperaturas ainda estão muito baixas de madrugada por causa do efeito de perda radiativa. Isto acontece naturalmente na atmosfera em qualquer lugar onde o céu fica com pouca ou nenhuma nebulosidade durante a noite.

 

No caso da Região Sudeste, o resfriamento noturno associado com a perda radiativa natural vem sendo acentuado por causa do forte anticiclone que está atuando sobre o interior do Brasil. Este sistema de alta pressão atmosférica é observado em torno de 5 mil metros de altitude e causa a subsidência do ar, movimento do ar de cima para baixo. Este sistema de alta pressão atmosférica também origina a grande massa de ar seco que vem deixando a maior parte do país sem condições para chuva nos últimos dias.

Esta massa de ar seco vai predominar sobre a Região Sudeste pelo menos até o fim desta semana. Até pelo menos o sábado, 15 de junho, as noites ficam frias, mas a tendência é de gradual elevação da temperatura à tarde.

Apenas o Espírito Santo e algumas áreas do norte do estado do Rio de Janeiro têm um pouco chuva até o fim da semana.

CIDADES RELACIONADAS

Campos do Jordão - SP


min

22°
max

0mm / 0%

São Paulo - SP

12°
min

27°
max

0mm / 0%

FASES DA LUA

  • Cheia
    16/07
  • Minguante
    24/07
  • Nova
    02/07
  • Crescente
    09/07

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03