Oferecido por
Nuvens bastante carregadas passaram sobre o estado de Roraima e provocaram muita chuva sobre a capital, Boa Vista. No período de 24 horas, entre 14 horas do dia 16 e 14 horas de 17 de junho, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 81,4 mm sobre Boa Vista. Quase toda chuva, cerca de 70 mm, caiu no início da madrugada da segunda-feira, 17, entre 1 e 3 horas, pelo horário de Brasília.
Pela medição automática do INMET, Boa Vista já acumula aproximadamente 400 mm em 17 de dias de junho, até 15 horas do dia 17. A média de chuva normal para um junho, que é época de muita instabilidade por lá, e de 353 mm.
Foto de Kelvin Matheus Macedo, Boa Vista (RR)
Mais chuva no próximos dias
O ar quente e úmido que predomina no norte da Região Norte vai manter as áreas de instabilidade sobre Roraima, Amapá, norte do Pará e sobre o centro-norte e oeste do Amazonas nos próximos dias. Até o fim da semana, as pancadas de chuva com raios continuam frequentes e podem ser moderadas a fortes.
Estas áreas de instabilidade tendem a ser mais persistentes sobre Roraima, Amapá e sobre o noroeste do Amazonas. As capitais Macapá e Boa Vista podem ter novos temporais.
Ar seco no sul da Região Norte
O ar seco continua a predominar na porção sul da Região Norte e inibe a formação de nuvens carregadas. Por isso, a chance de chover é baixa. O tempo seco vai predominar até o fim da semana no Tocantins, no sul e leste do Pará, no centro-sul do Acre e sul do Amazonas.