Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Forte frente fria traz chuva e ventania para o Sul do BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Claudia Edna, Santa Maria (RS)

4 min de leitura

Oferecido por

Durante esta quinta-feira, 1 de agosto, uma forte frente fria começa a influenciar o Sul do Brasil. Os temporais voltam a ocorrer no Rio Grande do Sul, mas se espalham sobre Santa Catarina e Paraná durante a sexta-feira, 2 de agosto. Além de chuva volumosa e forte, a passagem desta frente fria também traz ventania, muito frio, neve e geada para a Região Sul nos primeiros dias de agosto de 2019.



Quinta-feira com temporais no Rio Grande do Sul 

Nesta quinta-feira, 1 de agosto, esta frente fria deve causar mudança significativa no tempo em todo estado do Rio Grande do Sul. Chove desde cedo na Campanha e em outras áreas da fronteira com o Uruguai. As áreas de chuva vão se espalhando a partir da tarde para as demais áreas do estado e chegam também na capital, Porto Alegre

 

Há risco de chuva forte e volumosa, com potencial para causar alagamentos em centros urbanos. Além disso, há previsão de descargas atmosféricas, rajadas de vento que podem variar entre 60 e 90 km/h e até mesmo queda de granizo.

 

O vento frio da forte massa de ar de origem polar que vem com esta frente fria começa a baixar a temperatura na fronteira com o Uruguai. Porto Alegre ainda tem temperatura alta em grande parte do dia.

 

Atenção para o frio intenso no período de 2 a 6 de agosto de 2019. 

 

Chuva e muito frio no Sul na sexta-feira

As áreas de instabilidade e a forte massa de ar frio polar da nova frente fria se espalham por todo o Sul do Brasil durante a sexta-feira, 2 de agosto. A combinação da chuva, falta de sol e vento frio moderado a forte vão fazer a temperatura baixar muito no decorrer do dia. Será um dia com temperatura invertida, com os valores mais baixos ocorrendo à noite e não ao amanhecer, como é mais comum.

 

chance de nevar nas serra do Rio Grande do Sul e também em áreas da serra e do Planalto Sul de Santa Catarina.

 

Atenção também no mar que volta a ficar bastante agitado no decorrer da sexta-feira, 2.

 

 

 

Foto de Claudia Edna, Santa Maria (RS)

 

 

Fim de semana muito frio

Durante o fim de semana, 3 e 4 de agosto, o Sul do Brasil volta a experimentar temperaturas extremamente baixas, com valores abaixo de 0°C nos três estados, com a passagem da nova e intensa massa de frio de origem polar que avança sobre a América do Sul. Este massa de ar gelado começa a influenciar a Argentina nesta quinta-feira, 1.

 

Todo o Sul do Brasil fica muito frio no primeiro fim de semana de agosto. Há condições para geada nos três estados. A geada no domingo, 4 de agosto, deve ser generalizada e até de forte intensidade.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias