Frente fria traz temporais para SP nesta sexta

01/08/2019 às 22:53
por Josélia Pegorim

Atualizado 01/08/2019 às 22:54

Oferecimento
Atenção com brusca queda da temperatura no fim do dia. Fim de semana deve ser úmido e frio.

Uma forte frente fria avança sobre o Sul do Brasil e chega a São Paulo nesta sexta-feira, 2 de agosto, causando grande mudança no tempo. As pancadas de chuva voltam a ocorrer por quase todo o estado e há risco temporais. Depois de uma semana quente, o ar polar entra forte e derruba a temperatura na noite desta sexta-feira.



Do calor para o frio em poucas horas

 

A população do estado de São Paulo deve ter atenção com a brusca queda da temperatura esperada para esta sexta-feira. A temperatura passa dos 30°C até o começo da tarde em quase todo o estado. Na cidade de São Paulo, a tarde desta sexta-feira pode ser a mais quente do inverno. A sensação de calor vai predominar até o meio da tarde, mas a partir daí, com o vento frio de origem polar se espalhando pelo estado, a temperatura vai baixando rapidamente. Muitas áreas do estado, até mesmo a Grande São Paulo, podem sentir uma queda de 5°C em apenas 2 horas

A primeira sexta-feira de agosto deve terminar com sensação de frio no estado de São Paulo.



Chuva e vento

Praticamente todo o estado de São Paulo tem várias horas com sol forte nesta sexta-feira. A temperatura sobe rapidamente e faz calor já pela manhã. 

A chuva da nova frente fria pode começar de manhã na divisa com o Paraná. No decorrer da tarde e na noite da sexta-feira, as pancadas de chuva se espalham pelo estado de São Paulo com raios e fortes rajadas de vento. Tem risco de temporal também na Grande São Paulo. A chance de chuva é baixa para a região de Franca.

 

Na Grande São Paulo, na Baixada Santista, região de Campinas, Ribeirão Preto e no Vale do Paraíba, as pancadas de chuva só devem começar a partir do meio da tarde.

Há condições para pancadas de chuva por quase todo o estado de São Paulo durante a noite desta sexta-feira, 2 de agosto,

 

Pode ventar com moderada a forte intensidade mesmo sem estar chovendo. As rajadas sem chuva pode chegar até 60 km/h. Mas com a chegada das nuvens carregadas de chuva, as rajadas podem alcançar até 80 km/h.

 

 

Foto de Rafael Michelin, Bauru (SP)

 

 

Chuva no fim de semana

Depois de vários dias secos, a passagem desta forte frente fria sobre o estado de São Paulo deixa o tempo úmido e frio no primeiro fim de semana de agosto.

Tanto no sábado, 3 de agosto, como no domingo, dia 4, as áreas de instabilidade desta frente fria deixam todo o estado de São Paulo com muita nebulosidade e chuva frequente. 

 

A chuva deve ser mais persistente no sul e leste do estado, incluindo a Grande São Paulo e o litoral, deve chover por várias horas consecutivas. A previsão é de chuva persistente e com até moderada intensidade, acumulando volumes expressivos até o fim do dia. Ainda pode ventar com moderada intensidade. 

 

Frio úmido

A combinação de muita nebulosidade, chuva, falta do sol e o ar frio de origem polar vão fazer a temperatura baixar muito em todo o estado de São Paulo. Será um fim de semana úmido e com sensação de frio constante. 

Desta vez, o estado de São Paulo não deve ter geada e nem temperaturas extremamente baixas na madrugada no fim de semana, mas as tardes serão frias. 

 

Na cidade de São Paulo, a  tarde do sábado, 3, pode ser a mais fria do ano, com recorde de menor temperatura máxima. O recorde atual de menor máxima de 2019 é de 14,2°C, em 7 de julho, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%