Chuva para todos os estados do Sudeste nesta sexta

23/08/2019 às 00:18
por Josélia Pegorim

Oferecimento

A semana termina com aumento das condições para chuva em todos os estados da Região Sudeste do Brasil. Além da grande infiltração de umidade marítima que atinge o leste da Região, áreas de instabilidade avançam do Sul do Brasil e trazem nuvens carregadas. O fim de semana começa muito úmido no leste do Sudeste

 

Chuva fraca no ES

Uma grande infiltração de umidade marítima ainda é ocorre sobre o Espírito santo, Rio De Janeiro e o leste de São Paulo alimentando a formação de muitas nuvens. Na região mineira do Vale do Rio Doce e no Espírito Santo, pode chover fraco nesta sexta-feira, mas o sol aparece um pouco. A região de Vitória também está sujeita a chuva.

 

Possibilidade de chuva em Belo Horizonte

Toda a região entre o Sul de Minas, a Grande Belo Horizonte e a Zona da Mata Mineira tem períodos com sol pela manhã, mas pancadas de chuva com raios são previstas para tarde de noite. Algumas pancadas podem ser moderada a fortes, porém com curta duração.

Belo Horizonte está há 76 dias praticamente sem chuva. Chuviscou 0,8 mm entre os dias 13 e 14 de julho, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Risco de chuva forte em SP

As áreas de instabilidade que avançam do Sul do Brasil e de Mato Grosso do Sul atingem primeiro o estado de São Paulo, mas ao longo do dia devem reforçar as condições para chuva no Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais.

Cidades paulistas na divisa com o Paraná podem ter as primeiras pancadas de chuva na madrugada desta sexta. Mas já pela manhã, a Grande São Paulo e maioria das regiões do interior de São Paulo também devem ter pancadas de chuva. Há risco de raios e pode chover com moderada a forte intensidade, inclusive na capital paulista.  Estas pancadas de chuva podem ocorrer também à tarde em diversas áreas do estado de São Paulo

O litoral paulista tem uma sexta-feira nublada, com chuva a qualquer hora, que pode ser moderada a forte em algumas horas.

 

Tempo continua úmido no RJ

O tempo continua muito úmido no estado do Rio de Janeiro nesta sexta-feira. Há condições para chuva a qualquer hora, que já deve ocorrer pela manhã. Com o reforço das áreas de instabilidade, há risco de chuva moderada a forte e com raios, inclusive na cidade do Rio de Janeiro.

A temperatura segue amena por causa do excesso de nebulosidade.

 

 

Foto de Pedro Henrique, Rio de Janeiro (RJ)

 

 

 Fim de semana

O fim de semana promete sol e até calor à tarde na maioria das áreas do interior de São Paulo, Sul de Minas, Triângulo Mineiro e todo o oeste de Minas Gerais.

O leste da Região Sudeste permanece muito úmido. No sábado, 24 de agosto, o céu nublado vai predominar no litoral de São Paulo, no estado do Rio de Janeiro e na Zona da Mata Mineira, podendo chover fraco. A região da Grande São Paulo e da Grande Belo Horizonte terão períodos com sol, mas muitas nuvens. 

No Espírito Santo, o sábado será nublado e com condições para chuva que pode ser moderada.

 

Para o domingo, a previsão é de um pouco chuva fraca apenas para o Espírito Santo. A nebulosidade diminui no Rio de Janeiro, sul e leste de Minas e no leste de São Paulo permitindo maiores períodos com sol.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

27°
max

5mm / 83%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

20mm / 80%