Total de focos no BR está 85% maior em relação a 2018

23/08/2019 às 13:05
por Redação

Oferecimento
Condições meteorológicas continuam favoráveis para o alastramento destes focos de incêndio, sobretudo na porção central do País

A forte massa de ar seco que está sobre o País tem deixado o tempo aberto com sol forte, calor e umidade baixa em todo o Centro-Oeste, no interior do Nordeste, parte da Região Norte e do Sudeste. E, isto tem contribuído para o aumento das queimadas pelo país.

 

É comum nesta época do ano a configuração destas massas secas devido ao regime de circulação dos ventos em todos os níveis da atmosfera, que impedem a formação de nuvens de chuva.

 

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, o número de focos de fogo detectados pelo satélite de referência (AQUA_M-T) mostram que entre os dias 01/Jan e 22/Ago, o Brasil registra 76.720 focos de fogo, 85% a mais do que foi registrado em 2018. Em comparação com outros países da América do Sul este valor é bastante elevado. Veja na tabela abaixo os cinco países com maior número de focos no período entre 01 de Janeiro até 22 de Agosto:

 

foco

 

Aqui no Brasil, o estado que lidera o ranking de incêndios é o Mato Grosso, com um total de 14.640 focos observados, seguido pelo Pará, com mais de 10 mil focos. Veja na tabela:

 

foco_1

 

Previsão

 

Durante o fim de semana, o tempo continua seco na maioria das áreas do Maranhão, Piauí, oeste da Bahia, Mato Grosso do Sul, oeste de minas Gerais e no interior de São Paulo. Os estados do Tocantins, centro-leste de Mato Grosso e do Pará, ficam em alerta para os baixos índices de umidade relativa do ar. As condições meteorológicas permanecem favoráveis para o alastramento destes focos de incêndio, sobretudo na porção central do País.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%