Nordeste em alerta para o ar muito seco nesta quinta

18/09/2019 às 21:37
por Redação

Oferecimento
Chuva se concentra na costa leste. Níveis de umidade no ar entre 10% e 20% predominam no interior.

Uma grande massa de ar seco deve continuar predominando sobre o Nordeste nos próximos dias, com condições de chuva, que não deve acumular grandes volumes, concentrada na costa leste da Região.

 

Nesta quinta-feira, 19 de setembro, a previsão é de chuva fraca e passageira do litoral da Bahia, ao litoral da Paraíba, incluindo a região de Salvador, Aracaju, Maceió, Recife e João Pessoa. A região de Carolina, vai ter uma manhã com sol e pancadas de chuva entre a tarde e à noite.

 

Nas demais áreas do Nordeste, incluindo as capitais: Fortaleza, São LuisTeresina e Natal, a previsão para esta quinta-feira é de sol forte, calor e ar seco.

 

Nível de umidade no ar muito baixo

A umidade no ar, nas horas mais quentes do dia, vai continuar muito baixa no interior do Nordeste, variando de 10% a 20% em muitas áreas do interior nordestino.

O nível de umidade pode ficar abaixo dos 12% (estado de emergência) na região de Barreiras. A umidade do ar deve chegar em níveis entre 13% e 20% na região de Barra, de Bom Jesus da Lapa, no sul do Piauí e do Maranhão e chegar em níveis entre 21% e 30% no centro-leste do Maranhão, no centro do Piauí e da Bahia, no centro sul de Fortaleza e no oeste de Pernambuco, também nas horas mais quentes do dia.

 

É importante reforçar os cuidados com a hidratação em dias secos, pois, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando a umidade no ar fica abaixo dos 60% a saúde humana é prejudicada.

 

Foto de Ricardo Oliveira, Livramento (BA)

 

Pouca chuva na Região nos próximos dias

Até o começo da próxima semana, a previsão é de que o ar seco continue influenciando o Nordeste. Por isso a Região vai seguir com dias de sol forte, calor e baixos índices de umidade no ar. Apenas a costa leste da Região vai receber chuva, mas sem acumular grandes volumes. A previsão para essas áreas é de chuva fraca e de rápida duração. 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

23°
min

32°
max

0mm / 0%

Natal - RN

23°
min

30°
max

0mm / 0%

FASES DA LUA

  • Minguante
    21/10
  • Nova
    28/10
  • Crescente
    05/10
  • Cheia
    13/10

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    20/06