Tempestade de granizo em São José dos Campos

24/10/2019 às 17:32
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Nuvens de temporal se formam em SP por causa do calor e da umidade alta

Nuvens muito carregadas cresceram no começo da tarde desta quinta-feira, 24 de outubro, na região entre Santa Isabel (Grande SP) e São José dos Campos, no Vale do Paraíba, no leste do estado de São Paulo. As duas cidades registraram queda de granizo.

 

Na região rural de São José dos Campos, a tempestade de granizo foi intensa. A grande quantidade de pedras de gelo deixou o gramado branco! 

 

 

 

Granizada na zona rural de São José dos Campos (SP) em 24/10/2019.

Reprodução de vídeo de Amauri Guilherme

 

Confiras as imagens da granizada em São José dos Campos registradas por Amauri Guilherme, que foram compartilhadas com a Climatempo.

 

 

 

 

Radar meteorológico 

Através da análise das imagens captadas por radares meteorológicos, os meteorologistas conseguem detectar regiões com potencial para granizo. 

Na imagem abaixo, do radar meteorológico de São Roque, os sinais de chuva são as manchas coloridas. A região com granizo aparece em tom de rosa forte e branco.

 

 

Sinais de chuva intensa e granizo vistos em São José dos Campos (SP) por radar meteorológico em 24/10/2019

 

As nuvens que provocam o granizo são as nuvens do tipo cumulonimbus, que também causam chuva forte e intensas rajadas de vento. 

Essas  nuvens crescem facilmente nos dias quentes e úmidos. Dependo das condições do tempo prévias em um local, a passagem de uma frente fria facilita a formação das nuvens de temporal. 

Há risco de temporais no estado de São Paulo no fim de semana.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

27°
max

5mm / 83%