Previsão de mais chuva para o Espírito Santo nos próximos dias

16/11/2019 às 15:56
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Norte do estado deve ter chuva volumosa até a segunda-feira.

A passagem de outra frente fria no deixou o tempo mais instável e as áreas de instabilidade vão continuar sobre o Espírito Santo pelo menos até a próxima quinta-feira, 21 de novembro, provocando chuva generalizada sobre o estado. Até lá, a chuva quase não dará trégua e infelizmente ainda poderá cair forte em algumas regiões capixabas.

 

Chuva volumosa no norte do ES

No domingo, 17, e na segunda-feira, 18, a previsão é de que a chuva mais volumosa caia sobre o norte do Espírito Santo, atingindo a região de São Mateus e Nova Venécia, por exemplo. Na Grande Vitória, nas cidades serranas, e nas outras regiões capixabas, a chuva deve cair fraca a moderada nas próximas 48 horas, porém a qualquer hora. A chuva vai e volta, mas os períodos de estiagem, se ocorrerem, serão breves.

 

Durante a terça-feira, 19 de novembro, todo o Espírito Santo permanece com muita nebulosidade e chuva frequente, que pode cair a qualquer hora do dia, mas com fraca a moderada intensidade. Há possibilidade até de mormaço e alguns momentos sem chuva.

 

 

Vento marítimo mais forte

Porém, na quarta-feira, 20, o vento marítimo vai  deve soprar com mais força novamente sobre o estado aumentando ainda mais a umidade no ar. Isto vai intensificar a chuva por todo o estado

Na quinta-feira, 21, o tempo também deve ficar chuvoso. 

 

Nos dias 20 e 21 de novembro, a chuva pode voltar a ser moderada a forte em todas as regiões do Espírito Santo, inclusive nos municípios que já estão situação crítica por causa do excesso de chuva dos últimos dias.

 

 

Foto de Denise Amaral, Vila Velha (ES)

 

Mesmo com a previsão de enfraquecimento da chuva em algumas áreas do estado entre o domingo e a terça-feira, 19, ainda é alto o risco para deslizamento de terra nas regiões onde o solo ficou encharcado pela chuva dos últimos dias.

Permanece também a  preocupação com o transbordamento de córregos e rios, pois o nível de vários deles se elevou muito por causa da chuva desta última semana.

 

 

Quanto choveu?

Pelos cálculos do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - a média de chuva para o Espírito Santo em novembro varia de 200 mm a 250 mm. Apenas com a chuva acumulada entre o dia 11 e o meio da manhã do dia 16 de novembro, vários municípios capixaba já alcançaram ou até superaram esta faixa média de chuva.

 

Em Vitória, na medição convencional, o INMET registrou 249 mm entre os dias 11 e 16, 13% acima da média de chuva normal para novembro que é de 220 mm.

 

Confira quanto choveu em alguns municípios capixabas em 96 horas, período entre 9h30 do dia 12 e 9h30 de 16 de novembro, aproximadamente.

Santa Leopoldina: 276,2 mm

Viana: 276,2 mm

Domingos Martins: 261,3 mm

Anchieta: 250,8 mm

Piúma: 229,8 mm

Fundão: 228,2 mm

Cariacica: 214, mm  (várias regiões de Cariacica receberam mais de 200 mm neste período)

Vitória: 188,7 mm

Alfredo Chaves: 188,0 mm

Serra: 178,2 mm

Vila Velha: 166,7 mm

CIDADES RELACIONADAS

Vitória - ES

25°
min

35°
max

0mm / 0%