AM, RO e Acre: estados com mais chuva no BR

13/12/2019 às 17:20
por Redação

Oferecimento
Veja onde há risco para temporal no fim de semana no Norte do Brasil

A circulação de ventos sobre o Brasil, em diversos níveis da atmosfera, vai favorecer a manutenção de áreas de instabilidade sobre o Norte do Brasil, nos próximos dias. O calor e a alta umidade vão colaborar para a formação de nuvens carregadas sobre várias localidades e em alguns momentos a chuva pode cair com forte intensidade.

 

Neste sábado, o sol aparece em toda a Região Norte. O alerta para temporais é alto no Acre, centro-oeste do Amazonas, Porto Velho (RO), centro-leste do Amapá e norte do Pará, inclusive em Belém.

Nas demais áreas, ocorrem pancadas de chuva isoladas de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento, exceto no leste do Tocantins onde o tempo segue mais aberto com muito sol. 

 

No domingo, os núcleos de nuvens mais carregadas deixam o tempo instável com muita nebulosidade e chuva a qualquer hora do dia por vezes de forte intensidade no oeste do Pará, Roraima e em Manaus. Nestas áreas, há risco de temporais. 

 

No sul e no  leste de Tocantins, o sol brilha forte e o ar está mais seco e, por isso, não chove. Nas demais áreas, o sol aparece as nuvens aumentam por causa do calor e da disponibilidade de umidade e a partir da tarde ocorrem pancadas de chuva isoladas com raios e rajadas de vento.  

 

Maiores acumulados de chuva em 24 horas 

 

Muitas áreas de instabilidade se formaram sobre uma extensa área entre o Acre, Amazonas e Rondônia. Choveu forte nestas localidades e os maiores volumes de chuva do país foram observados em um período de 24 horas. De acordo com o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, a cidade de Epitaciolândia (AC), registrou 102,6 milímetros entre 9h de quinta-feira (12) e 9h desta sexta-feira (13), horário de Brasília. A maior chuva em 24h no país.

 

Em Itacoatiara (AM), no mesmo período foram acumulados 80 milímetros e em Rio Urubu, 76 milímetros. Em Ariquemes, 53,6 mm e em Rio Branco, capital do Acre, 48 mm.    

 

Leia também outras notícias no site da Climatempo e fique por dentro da previsão do tempo para outras localidades brasileiras 

 

Foto: Max Well Levandovski - Alta Floresta - RO

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

29°
max

40mm / 90%

Porto Velho - RO

24°
min

30°
max

20mm / 80%