Sul do Brasil volta a ter chuva forte no fim de semana

13/12/2019 às 00:54
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Nova frente fria e sistema de baixa pressão atmosférica espalham nuvens carregadas sobre a Região

por Angela Ruiz

 

Uma frente fria se afasta da Região Sul do Brasil e as áreas de instabilidade enfraquecem. Durante o fim de semana,  a passagem de outra frente fria e a intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o norte de Argentina vão trazer chuva forte para o Sul do Brasil.

 

 

Sexta-feira com pouca chuva

Nesta sexta-feira, 13, uma frente fria se afasta do Sul do Brasil e as áreas de instabilidade enfraquecem. O dia será marcado por muitas nuvens sul, leste gaúcho, no sul de Santa Catarina e na região de Florianópolis, mas já não há mais previsão de chuva. Nas demais áreas gaúchas, no oeste catarinense e na região de Foz do Iguaçu, o sol predomina e o tempo volta a ficar mais seco.

 

No Vale do Itajaí, no litoral do Paraná e em Curitiba, a circulação  dos ventos marítimos deixa o tempo mais instável, com muita nebulosidade e previsão de chuva que vai e vem no decorrer do dia intercalando período de sol. No interior e norte do Paraná, o sol aparece forte, faz calor e a partir da tarde ocorrem pancadas de chuva isoladas, com raios. 

 

 

Foto de Edson Fogasa, Curitiba (PR)

 

Fim de semana

No fim de semana, novas áreas de instabilidade associadas a passagem de outra frente fria e a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o norte da Argentina, vão ajudar a organizar e espalhar mais nuvens carregadas sobre os três estados da Região Sul.

Será um fim de semana de alerta para chuva e ventos fortes. 

 

No sábado, não deve chover no leste de Santa Catarina e nem no leste do Paraná, apesar da nebulosidade. Todas as outras áreas da Região voltam a ter pancadas de chuva com raios. Tem risco de chuva forte especialmente no Rio Grande do Sul, onde deve começar a chover pela manhã.

 

No domingo, 15 de dezembro, as áreas de instabilidade se intensificam e tem previsão de chuva forte e volumosa. Pode chover forte nos três estados, mas os maiores volumes de chuva devem ocorrer sobre o Rio Grande do Sul. Volta a chover em Porto Alegre.

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

24°
min

30°
max

15mm / 90%

Porto Alegre - RS

22°
min

28°
max

20mm / 90%