Brasil termina 2019 com calor e pancadas de chuva

30/12/2019 às 17:13
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Atenção especial para o risco de temporais em Porto Alegre, Salvador, Teresina, São Luís, Belém, Macapá, Palmas, Manaus, Rio Branco e Porto Velho.

 

O ar quente e úmido predomina sobre o Brasil e todo o país termina o ano de 2019 com temperatura alta. Faz calor até nas regiões serranas. Não tem previsão de entrada de ar frio de origem polar sobre o Brasil no dia 31 de dezembro de 2019 e a sensação de abafamento predomina também durante a noite.

 

Não há expectativa de entrada de nenhuma frente fria no Brasil no último dia de 2019, mas com a grande disponibilidade de calor e de umidade, nuvens carregadas crescem ao sobre praticamente todo o país e provocam pancadas de chuva com raios, especialmente durante a tarde à noite.




Regiões sem previsão de chuva para 31/12/2019

Poucas regiões do Brasil vão terminar o ano de 2019 sem risco de chuva.

Para o dia 31 de dezembro, não há previsão de chuva apenas para o litoral norte de Santa Catarina, nem para a Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. A virada para 2020 também será sem risco de chuva nestas regiões.

 

O tempo fica seco também no leste do Paraná, onde estão o litoral e a Grande Curitiba. Não tem previsão de chuva para a virada.

 

O dia 31 de dezembro de 2019 também será com predomínio de sol e sem risco de chuva no litoral de Pernambuco, da Paraíba e no litoral leste do Rio Grande do Norte. A virada para 2020 será com tempo firme nas regiões metropolitanas de Natal, João Pessoa e de Recife.

O ano de 2019 também termina quente e sem chuva em Boa Vista e no centro-norte de Roraima. Não tem risco de chuva para a virada para 2020.

 

No litoral de São Paulo, o sol e o tempo firme predominam na Baixada Santista, a região de Peruíbe em todo o litoral sul. O litoral norte de São Paulo pode ter pancadas de chuva à tarde e no começo da noite, mas não deve chover na virada para 2020.

 

 

Condições do tempo previstas para para o BR para 31/12/2019

 

 

 

Onde chove no dia 31?

No dia 31 de dezembro de 2019, as pancadas de chuva devem ocorrer sobre todas as Regiões do país. Em vários locais, essas pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes, com raios e rajadas de vento moderadas a fortes, entre 60 km/h e 80 km/h.  Mas na maioria das áreas do país, estas pancadas de chuva vão ocorrer em pequenas áreas e não se prolongam por muito tempo.

 

A chuva mais forte e generalizada deve ocorrer em áreas do Norte, do Nordeste e do Rio Grande do Sul. Além disso, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora no Norte e no Nordeste. Já o Rio Grande do Sul, a maior parte das pancadas ocorre à tarde e à noite, mas a fronteira com o Uruguai tem chuva desde cedo.

 

Entre as capitais, atenção especial para o risco de temporais em Porto Alegre, Salvador, Teresina, São Luís, Belém, Macapá, Palmas, Manaus, Rio Branco e Porto Velho.

 

 

Foto de Jean Claude, Brasília (DF)

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

32°
max

25mm / 67%

Florianópolis - SC

21°
min

28°
max

5mm / 90%