Rio de Janeiro tem tempo firme nesta sexta

05/03/2020 às 18:45
por Josélia Pegorim

Atualizado 06/03/2020 às 01:29

Oferecimento
Veja como fica o tempo fim de semana. Rio de Janeiro registrou menor temperatura em 2020 nesta quinta, 5.

A madrugada desta quinta-feira, 5 de março, foi a mais fria de 2020 até agora no Rio De Janeiro, com temperatura mínima de 16,8°C. Foi também a menor temperatura do verão 2019/2020 que começou em de 22/12/2020. O recorde anterior de menor temperatura na cidade do Rio este ano era de 17,8°C, em 27 de janeiro. A medição foi feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Esta foi a menor temperatura no Rio desde 8/12/2019, quando a mínima foi de 16,7°C.

 

O resfriamento acentuado na madrugada está relacionado com a grande diminuição da nebulosidade que ocorreu na madrugada desta quinta-feira. A falta de nuvens no período noturno aumentou a perda de calor da atmosfera e o ar esfriou mais. De forma geral, as noites com poucas nuvens são sempre com temperatura menor do que noites com muitas nuvens, mesmo no verão. A cobertura de nuvens funciona como um cobertor que ajuda a reter o calor e evita o resfriamento acentuado. As noites nubladas são mais abafadas. 

 

Novo recorde de menor temperatura desde ano e do verão poderá ocorrer no fim de semana.

 


Foto de Marco Aurélio Saraiva Cruz, Rio de Janeiro (RJ)

 

 

 

Sexta-feira sem chuva

Ventos marítimos predominam sobre o estado do Rio de Janeiro nesta sexta-feira, 5 de março, e levam umidade do ar para o continente. Isto estimula a formação de nuvens durante o dia, mas não há previsão de chuva e o sol aparece por várias horas. 

 

Atenção: rios no Norte/Noroeste do RJ em alerta para transbordamento

 

 

Fim de semana

No fim de semana, a nebulosidade aumenta sobre o estado do Rio de Janeiro, mas os períodos com sol ainda ocorrem em todas as regiões fluminenses. No sábado, 7, a chuva volta a ocorrer no Norte/Noroeste Fluminense e na região Serrana. A expectativa é de chuva fraca. O Grande Rio e as outras regiões fluminenses o sol aparece entre muitas nuvens, mas não deve chover.

 

No domingo, 8, o litoral sul, o Grande Rio e a Região dos Lagos terão períodos com sol e muitas nuvens, mas ainda não tem previsão de chuva. As outras regiões do estado do Rio de Janeiro podem ter pancadas de chuva à tarde e à noite.

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

30°
max

3mm / 60%