Outono 2020 na Região Norte

22/03/2020 às 00:03
por Redação

Oferecimento
Confira a análise das condições climáticas esperadas para a Região nesta estação

A principal característica do outono no Brasil é a grande redução da frequência e do volume de chuva na maior parte do país. Porém, para muitas áreas da Região Norte, outono é sinônimo de aumento da chuva

 

As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical provocam muita chuva no Amapá, no norte do Pará e do Amazonas. Ainda chove no começo da estação no Tocantins, mas o tempo seca em seguida. A chuva aumenta em Roraima e vai parando no Acre e em Rondônia.

 

É também durante o outono que normalmente começam a entrar as massas de ar frio continentais, isto é, aquelas que avançam pelo interior do Brasil e podem ter força suficiente para esfriar Rondônia, o sul do Amazonas e o Acre. O fenômeno da friagem é a queda da temperatura em áreas da Região Norte, mas causada especificamente pela passagem de ar frio de origem polar. 

 

O Acre, Rondônia e também grande parte do Amazonas terminaram o verão com chuva abaixo da média. Como será o outono de 2020? Veja a tendência para a estação com o meteorologista Filipe Pungirum.

 

 

 

 

 

Podcast: O que esperar do outono 2020 no BR?