Sul do Brasil terá frio e geada nos próximos dias

05/04/2020 às 14:47
por Fabiana Weykamp

Atualizado 05/05/2021 às 10:56

Oferecimento
Nova frente fria chega nesta segunda e outro ciclone extratropical traz ventania.

Uma nova frente fria acompanhada de um grande ciclone extratropical chega ao Sul do Brasil nesta segunda-feira (06) e provoca uma grande virada de tempo. 

 

Já pela manhã, há condições de chuva na maior parte do Rio Grande do Sul, no interior de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. 

 

No sul gaúcho, não há expectativa de chuva, mas por causa da influência do ciclone, venta muito ao longo do dia, principalmente entre a tarde e a noite. No litoral do Rio Grande do Sul, principalmente no litoral sul, as rajadas de vento podem atingir valores entre 80 e 100 km/h

 

A chuva mais intensa e volumosa, deve se concentrar entre o norte gaúcho, o centro-oeste e o sul de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná. A chuva vem acompanhada de raios, rajadas de vento e não se descarta a queda de granizo. 

 

Em Florianópolis e em Curitiba, ainda faz sol, mas são previstas pancadas de chuva entre a tarde e a noite. Antes mesmo da chuva chegar, também ocorrem algumas rajadas de vento. 

 

 

Ar polar e queda a temperatura

Na terça-feira (07), a frente fria se afasta e uma massa de ar polar avança sobre a Região Sul, derrubando a temperatura. Na quarta-feira (08), há possibilidade para a formação de geada na serras gaúcha e catarinense. 

 

Além disso, a presença do ciclone extratropical, provoca outra vez uma grande agitação marítima entre a terça e a quarta-feira. Há risco de ressaca. 

 

 

Foto de Lionel Wirth, Caxias do Sul (RS)

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

25°
min

30°
max

15mm / 90%

Curitiba - PR

22°
min

29°
max

20mm / 83%