Live Climatempo: expectativas sobre o clima em maio no Brasil

28/04/2020 às 12:49
por Redação

Oferecimento
Quando teremos a primeira onda de frio? O Sul terá chuva? É hoje, terça, 28 de abril, às 15 horas.

Abril de 2020 está dando chuva excesso e também seca ao Brasil. A falta de chuva afeta duramente o Sul do Brasil e reforça o grave quadro de seca que a Região vem enfrentando desde o início do ano. Centenas de municípios gaúchos estão em situação de emergência por causa da seca. A cidade de  São Paulo está tendo o segundo abril mais seco em 13 anos.

 

 

A chuva excessiva é observada em muitas áreas do Nordeste e em parte da Região Norte. O reservatório de Sobradinho finalmente se recuperou e no dia 24 de abril de 2020, o armazenamento era de quase 90%. 

 

Estamos terminando um abril muito especial. O mundo acompanha a expansão planetária da covid-19 que já era confirmada em mais de 2 milhões e 900 mil pessoas, até 2 horas madrugada do dia 28 de abril, hora de verão da Europa Central, 21 horas do dia 27 de abril, pelo horário de Brasília.

 

Vem aí o mês de maio que, Climatologicamente, é considerado o início do período seco, pois é um mês de grande redução da chuva na maioria das áreas do Brasil. 

 

É em maio também que normalmente temos a entrada das primeiras grandes e fortes massas de ar frio de origem polar, com potencial para esfriar o Brasil de sul a norte. 

 

 

 

Post-hoje

 

 

A situação meteorológica de maio normalmente é desfavorável para quem tem problemas respiratórios e poderá ser um fator complicador para o monitoramento da covid-19 em várias regiões do país.

 

Este maior resfriamento do ar e o aumento do número de dias secos levam a um aumento de casos de problemas respiratórios e também ao agravamento de doenças crônicas respiratóriasProblemas cardiovasculares também são aumentados no outono/inverno.

 

Então, o que esperar da chuva e da temperatura de maio de 2020 no Brasil? O Sul do país terá um pouco de chuva? As ondas de frio serão fortes e prolongadas? O nosso inverno vai trazer frio ou chuva acima do normal ou na média?

 

A forte retração da economia por causa da covid-19 impactou o consumo de energia. Os reservatórios para sustentação de consumo e de energia estão em boa situação para aguentar o outono/inverno? 

 

Na agricultura, uma grande preocupação em maio ainda é a situação da Região Sul por causa da seca. Mas maio traz importantes colheitas que podem sofrer danos ou atraso dependendo do clima do decorrer deste outono. 

 

Tudo isto e muito mais será discutido na live que a Climatempo realizará  nesta terça-eira, 28 de abril, às 15 horas, pelo nosso site e no Youtube, com as meteorologistas Patricia Madeira e Josélia Pegorim.  Vamos entender como a atmosfera deve se modificar em maio de 2020.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Brasília - DF

19°
min

26°
max

20mm / 67%