Quando volta a esfriar em São Paulo?

10/06/2020 às 20:03
por Redação

Oferecimento
A média da temperatura mínima na primeira semana de junho ficou 5,2°C acima da média das mínimas observadas na última semana de maio de 2020

A madrugada de 10 de junho foi a mais quente na cidade São Paulo desde a primeira semana de abril, portanto em cerca de 2 meses. Pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - a temperatura mínima em 10/6/2020  no Mirante de Santana, na zona norte  foi de 18,5°C . Esta foi a madrugada mais quente, com a maior temperatura mínima desde 7 de abril, quando a mínima foi de 19,0°C. 

 

Em maio, a maior temperatura mínima no Mirante de Santana foi de 17,7°C. Para um dia de junho, o valor de 18,5°C de mínima é bastante elevado e está 5,5°C acima da média temperatura mínima de referência para junho, que é de 13,0°C

 


Foto de Eliane Magalhães, São Paulo (SP)

 

A quarentena continua: clique o #otempodajanela

 

Mudança na virada de maio para junho

A população da região da capital paulista sentiu uma grande diferença na temperatura entre a última semana de maio e a primeira semana de junho.

O fim de maio foi marcado por uma forte massa de ar frio de origem polar, que provocou baixas temperaturas em todo o Sudeste, o Centro-oeste do país e também em algumas áreas do Nordeste e do norte do Brasil.

 

Foram  foram oito dias consecutivos com temperaturas mínimas em torno dos 11,0°C na cidade de São Paulo, entre os dias 24 e 31 de maio de 2020.  Foi na passagem desta forte e grande massa de ar frio de origem polar, que a capital paulista registrou a menor temperatura do ano até agora,  que é de 9,6°C no dia 29 de maio. A média da temperatura mínima no período de 24 a 31 de maio foi de 10,9°C.

 

 

Temperaturas mínimas em São Paulo de 24 a 31 de maio de 2020

 

 

E se você virasse uma nuvem?

 

 

A primeira semana de junho foi com um rápido aquecimento sobre a região da Grande São Paulo e em todo o centro-sul do  Brasil.  A partir do dia 2 de junho, as temperaturas mínimas na cidade de São Paulo ficaram quase sempre acima dos 16,0°C. A média da temperatura mínima no Mirante de Santana entre os dias 1 e 8 de junho de 2020 foi 16,1°C, 5,2°C acima da média da última semana de maio.



Temperaturas mínimas em São Paulo de 1 a 8 de junho de 2020

 

 

Podcast: Frio, ar seco e covid-19

 

Quando volta a esfriar?

Temperaturas altas, acima do padrão normal para junho vão continuar sendo observadas na região da cidade de São Paulo até o fim desta semana. A partir do domingo 14 de junho, a temperatura volta a baixar com a entrada de ar frio sobre a Grande São Paulo. Porém, esta massa de ar de origem não terá força para provocar um resfriamento tão acentuado como no fim de maio.

Massas de ar frio com força semelhante às de maio só devem voltar a chegar ao Brasil no começo de julho.

 

Agrotalk: Capacitação do jovem no agronegócio

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

27°
max

0mm / 0%