Previsão de sol para a região de Belo Horizonte

17/06/2020 às 18:40
por Redação

Atualizado 18/06/2020 às 04:58

Oferecimento
Temperatura sobe, depois da tarde mais fria do ano. Excesso de nebulosidade foi a principal causa do resfriamento. Saiba o como fica o tempo início do inverno.

A umidade tende a diminuir a partir desta quinta-feira dobre todo o estado de Minas  Gerais.  A infiltração de ar marítimo vai diminuir com o afastamento da massa de ar frio de origem polar do Brasil.   Os ventos mudam de direção e menos umidade do mar vai entrar sobre Minas Gerais.

 

Para esta quinta-feira, 18 de junho,  a previsão é de que a região de Belo Horizonte, e muitas outras reas de Minas Gerais, amanheçam com névoa, até nevoeiro ou muita nebulosidade, mas que se dissipam ao longo da manhã dando lugar ao sol. Isto vai fazer com que a temperatura suba rapidamente e a tarde desta quinta-feira terá até uma sensação de um pouco de calor. 

 

Tempo seco

Não tem previsão de chuva para o estado de Minas Gerais pelo menos até a próxima segunda-feira. Até lá, o ar fica cada dia mais quente e seco. 

O inverno começa sem frio e com ar seco em Minas Gerais.  A nova estação começa em 20 de junho, às 18h44 e vai até 22 de setembro, às 10h31.

 

Tarde mais fria do ano em Belo Horizonte

A tarde de 17 de junho foi a mais fria do ano até agora em Belo Horizonte.  O Instituto Nacional de Meteorologia registrou apenas 19,2°C de temperatura.  mas recorde anterior de menor temperatura máxima em Belo Horizonte neste ano era de 21,1°C no dia 2 de março.



Por que esfriou?

A razão de uma temperatura tão baixa durante a tarde em Belo Horizonte foi o excesso de nebulosidade.  Um pouco de ar frio de origem polar também estava sobre a região, mas a principal causa foi realmente o excesso de nuvens que dificultou a presença sol. 

 

 

 

 

Mas essa nebulosidade toda se formou em grande parte do estado de Minas Gerais por causa de uma forte infiltração de umidade marítima provocada por ventos moderados a fortes de uma grande massa de ar frio de origem polar que estava sobre o Oceano, já se afastando do Brasil.

 

 

 

Foto: Luciana Sacramento - Belo Horizonte - MG

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

18°
min

30°
max

0mm / 0%