Onde pode chover no Brasil até o fim de julho?

22/07/2020 às 03:33
por Redação

Oferecimento
Bloqueio atmosférico será quebrado por duas frentes frias.

Julho normalmente é um mês de seca no Brasil. É normal chover muito pouco ou nem chover em grande parte do Brasil. A chuva é bastante dependente da passagem das frentes fria, pois com a umidade escassa, as grandes nuvens não se formam mais à tarde.

 

Quando bloqueio atmosférico termina?

Um bloqueio atmosférico começou a ser observado no início desta semana e persiste por mais alguns dias. Esta situação será modificada por duas frentes frias 

 

No período de 22 a 31 de julho, grande parte do Brasil terá pouca nebulosidade e as condições para chuva continuam baixas. O alerta é para muitas horas consecutivas com níveis de umidade no ar muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é de valores em torno dos 60%.

 

Entenda como a variação de umidade afeta a sua saúde

 

 

A nebulosidade e/ou pancadas de chuva, principalmente à tarde e à noite são esperadas até o fim de julho para o Amapá, em Roraima, no norte do Pará, norte e centro-oeste do Amazonas e no Acre.

 

 O litoral leste do Nordeste também tem grande chance de ter horas com muitas nuvens e chuva no período de 22 a 31 de julho de 2020.  Uma frente fria chega ao litoral sul da Bahia na virada de julho para agosto.

 

Mas a passagem de duas frentes frias vai causar muita nebulosidade e eventualmente chuva especialmente sobre o Sul do Brasil, mas também em algumas áreas do Sudeste e até o Centro-Oeste.

 

 

Foto: Marcelo Pinheiro - Natal - RN

 

 

A primeira frente fria provoca muita nebulosidade e chuva no Sul entre os dias 24 e 26 de julho, mas avança pelo litoral do Sudeste só com aumento de nuvens.

 

A segunda frente fria começa a influenciar o Brasil no dia 27 de julho e até o dia 31 terá grande chance de provocar chuva na Região Sul, em Mato Grosso do Sul, em São Paulo, no Rio de Janeiro, no sul e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

15°
min

29°
max

0mm / 0%

Natal - RN

21°
min

30°
max

5mm / 60%

FASES DA LUA

  • Nova
    18/08
  • Crescente
    25/08
  • Cheia
    03/08
  • Minguante
    11/08

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    20/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12