Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Bloqueio atmosférico impede chegada de frentes frias ao Sudeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Lira Onoda, São Paulo (SP)

3 min de leitura

Oferecido por

Durante este primeiro fim de semana de agosto, um sistema de alta pressão atmosférica começa a estabelecer um bloqueio atmosférico sobre o Sudeste do Brasil, que irá impedir a chegada de frentes frias à Região pelo menos até o dia 15 de agosto. Com isso, a maioria das áreas dos estados de São Paulo, Rio De Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo deverão ter vários dias de sol forte, com temperaturas elevadas para os padrões de inverno e quase sem expectativa de chuva.

 

Algumas áreas da faixa leste paulista, como a capital, ainda ficarão com temperaturas amenas até pelo menos quarta-feira da próxima semana, devido à circulação de ventos e à influência de uma massa de ar frio de origem polar. No entanto, a tendência é que essa massa seca entre em aquecimento e deixe as temperaturas mais elevadas no decorrer dos próximos dias. Altas temperaturas também deverão ser observadas nas demais áreas do Sudeste.

 

Foto de Lira Onoda, São Paulo (SP)

 

Podcast: O Clima no Brasil em agosto de 2020

 

No entanto, apesar do predomínio ser de tempo seco na maior parte da Região, o posicionamento do sistema de alta pressão atmosférica em superfície, associado ao bloqueio atmosférico, deve manter o transporte de umidade para algumas áreas do leste do Sudeste. Por isso, não se pode descartar a possibilidade de chuva fraca em algumas áreas do norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e em áreas dos vales do Rio Doce e Jequitinhonha, em Minas Gerais. 

 

O bloqueio atmosférico deverá persistir sobre a Região até o final da primeira quinzena de agosto. Depois disso, uma frente fria deve avançar sobre o Sul do Brasil e conseguir provocar chuva em áreas do Sudeste.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias