Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Tendência do clima para a primavera 2020 na Região Norte

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

A primavera de 2020 começa no dia 22 de setembro, às 10h31, no horário de Brasília, e prossegue até às 7h02 (Brasília)  do dia 21 de dezembro. 

 

Em quase todo o Brasil, a primavera é uma estação de transição do Clima seco e frio do inverno para o clima quente e úmido do verão. A palavra primavera vem do latim primo vere, que pode ser entendida como o “primeiro verão”.  

 

Em grande parte da Região Norte, no Centro-Oeste e no Sudeste, a primavera significa aumento da chuva e do calor. A porção norte da Região Norte tem pouca chuva durante parte da primavera. Para quase toda a Região Nordeste, a primavera é um período de calor intenso e pouca chuva. Na Região Sul, em anos normais, sem interferência de fenômenos oceânicos especiais, os temporais também aumentam durante a primavera.

 

Primavera com La Niña

Desde o começo de setembro de 2020, as águas do oceano Pacífico Equatorial Leste estão com temperatura abaixo da média. É este resfriamento que caracteriza o fenômeno oceânico-atmosférico La Niña que, como o El Niño (aquecimento acima do normal do Pacífico Equatorial Leste), modifica o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta.

A expectativa é de que este evento La Niña seja fraco e de curta duração.

 

 

Primavera 2020 na Região Norte

No Norte do Brasil, o fenômeno La Niña favorece um aumento das precipitações, principalmente  durante e o verão. Na primavera 2020, o Tocantins será beneficiado com mais chuva do que a média normal em outubro novembro e em dezembro. Áreas no oeste do Amazonas podem sentir a falta de chuva em novembro e em dezembro.

 

 

 

 

 

Confira o podcast "O Clima entre Nós"  e saiba mais sobre a primavera 2020 na Região Norte.

 

  

Ouça também:

 

Podcast: La Niña influencia o clima na primavera no Brasil

 

Furacões: previsíveis e perigosos

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias