Oferecido por
A serra catarinense registrou formação de geada e temperaturas negativas no amanhecer desta terça-feira, 29 de setembro.
O Vale do Caminhos da Neve, situado a cerca de 3km do centro de São Joaquim foi onde o registro de geada se demonstrou mais abrangente, recobrindo de branco toda a extensão do vale. De acordo com Estação G, Hugen, a temperatura no local foi de -0,5ºC e foi possível, até mesmo, raspar o gelo do para-brisa e do teto dos automóveis na rua e encher as mãos de gelo.
Imagens Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online
Também no Vale do Caminhos da Neve se tornou necessário o acionamento automático de um sistema chamado Wind Machine que consiste numa espécie de ventilador gigante (gerador de vento) que serve para proteger a florada dos pomares de maçã. Os campos ficaram cobertos de gelo.
Imagens Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online
Confira as temperaturas mínimas registradas abaixo dos 7°C:
-0,5 São Joaquim/G.Hugen
-0,3 Urupema/Epagri
-0,1 B.Jardim/Estações Keiser
0,8 Urubici/Epagri
2,2 Painel/G.Hugen
3,3 Vargem Bonita/Estações Keiser
4,4 Fraiburgo/Estações Keiser
5,2 Curitibanos/UFSC/Epagri
5,2 Lebon Régis/Estações Keiser
5,3 Rio Rufino/Epagri
6,1 Água Doce/DSoares
6,4 Ponte Alta do Norte/Epagri
10,8 Florianópolis/Tomás Ruas
(Dados Compilados por Coutinho e Piter Scheur Climaterra/Central do Tempo)
Próximos dias
Não há mais condições para geada na próxima madrugada. No decorrer desta quarta-feira, pancadas de chuva isoladas são esperadas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, inclusive nas áreas de serra deste dois estados. A partir de quinta-feira, novas áreas de instabilidade vão se espalhar sobre o Rio Grande do Sul com a aproximação de uma nova frente fria, alertam os meteorologistas.
Temporais voltam para o Sul ainda nesta semana
Imagens Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online