Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

RJ e MG em atenção para mais chuva

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Desde o início desta semana, a circulação de ventos em diversos níveis da atmosfera vem mantendo a formação de muitas áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste do Brasil. Nuvens bastante carregadas estão se formando sobre os estados do Rio De Janeiro e Minas Gerais, provocando fortes pancadas de chuva. 

 

Apenas ontem, segundo medição do Instituto Nacional de metrologia, choveu 53,6 mm em apenas uma hora na região de Três Rios. O volume de chuva acumulado nas últimas 72 horas já superou os 100 milímetros em vários outros locais do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Em algumas áreas fluminenses, choveu em apenas 3 dias cerca da metade da média de chuva normal para todo mês de novembro.

 

Segundo dados do Instituto Nacional de meteorologia a média de chuva para novembro no estado do Rio de janeiro varia entre 175 mm a 200 mm

 

O mapa abaixo mostra o total de chuva acumulado em três dias, entre 21h20 do dia 9 de novembro até 21h20 do dia 12 de novembro, segundo o Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

 

 

Total de chuva acumulado no RJ em 72 horas

 

Mais chuva para o RJ e MG nesta sexta-feira

Todo estado do Rio de janeiro continua dentro de grandes áreas de instabilidade que estão espalhadas sobre a Região Sudeste do Brasil. Mas nesta sexta-feira, 13 de novembro, uma área de baixa pressão atmosférica que está sobre o oceano, próxima ao litoral fluminense, reforça essas áreas de instabilidade e ajuda a deixar as nuvens mais carregadas, com maior potencial para chuva.

 

No decorrer desta sexta-feira há risco de chuva moderada a forte pelo interior e também pelo litoral do estado do Rio de Janeiro, inclusive na região do Grande Rio. A chuva também será expressiva, com risco de temporais, na Grande Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira e no oeste de Minas Gerais.

 

Previsão para o fim de semana

A circulação de ventos sobre a Região Sudeste vai mudar novamente durante o fim de semana e a tendência é que as áreas de instabilidade enfraqueçam sobre os dois estados.

 

No sábado, 14, as áreas de instabilidade ainda estarão ativas sobre o estado do Rio de Janeiro. A previsão é de um dia com muita nebulosidade e pancadas de chuva que podem acontecer a qualquer hora do dia, inclusive na região do Grande Rio. A chuva deve cair com moderada intensidade na capital, mas não se pode descartar chuva moderada a forte em alguns pontos pelo interior fluminense. A mesma previsão é válida para Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Grande BH e Paracatu.

 

No domingo, 15 de novembro, o litoral fluminense terá bastante nebulosidade, mas não há expectativa de chuva. A região do Grande Rio também terá sol entre muitas nuvens. Ainda há condições para pancadas de chuva com raios pelo interior do estado e no Norte Fluminense, principalmente à tarde à noite. Estas pancadas podem ser com raios e com moderada a forte intensidade, mas já não deve acontecer de forma tão generalizada.

 

Em Minas Gerais, o tempo fica mais instável especialmente no Vale do Jequitinhonha. Nas demais áreas, ainda ocorrem algumas pancadas de chuva, mas que se concentram principalmente no período da tarde.

 

 

 

+ mais notícias