Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

RJ e MG em atenção para mais chuva

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

Desde o início desta semana, a circulação de ventos em diversos níveis da atmosfera vem mantendo a formação de muitas áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste do Brasil. Nuvens bastante carregadas estão se formando sobre os estados do Rio De Janeiro e Minas Gerais, provocando fortes pancadas de chuva. 

 

Apenas ontem, segundo medição do Instituto Nacional de metrologia, choveu 53,6 mm em apenas uma hora na região de Três Rios. O volume de chuva acumulado nas últimas 72 horas já superou os 100 milímetros em vários outros locais do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Em algumas áreas fluminenses, choveu em apenas 3 dias cerca da metade da média de chuva normal para todo mês de novembro.

 

Segundo dados do Instituto Nacional de meteorologia a média de chuva para novembro no estado do Rio de janeiro varia entre 175 mm a 200 mm

 

O mapa abaixo mostra o total de chuva acumulado em três dias, entre 21h20 do dia 9 de novembro até 21h20 do dia 12 de novembro, segundo o Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

 

 

Total de chuva acumulado no RJ em 72 horas

 

Mais chuva para o RJ e MG nesta sexta-feira

Todo estado do Rio de janeiro continua dentro de grandes áreas de instabilidade que estão espalhadas sobre a Região Sudeste do Brasil. Mas nesta sexta-feira, 13 de novembro, uma área de baixa pressão atmosférica que está sobre o oceano, próxima ao litoral fluminense, reforça essas áreas de instabilidade e ajuda a deixar as nuvens mais carregadas, com maior potencial para chuva.

 

No decorrer desta sexta-feira há risco de chuva moderada a forte pelo interior e também pelo litoral do estado do Rio de Janeiro, inclusive na região do Grande Rio. A chuva também será expressiva, com risco de temporais, na Grande Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira e no oeste de Minas Gerais.

 

Previsão para o fim de semana

A circulação de ventos sobre a Região Sudeste vai mudar novamente durante o fim de semana e a tendência é que as áreas de instabilidade enfraqueçam sobre os dois estados.

 

No sábado, 14, as áreas de instabilidade ainda estarão ativas sobre o estado do Rio de Janeiro. A previsão é de um dia com muita nebulosidade e pancadas de chuva que podem acontecer a qualquer hora do dia, inclusive na região do Grande Rio. A chuva deve cair com moderada intensidade na capital, mas não se pode descartar chuva moderada a forte em alguns pontos pelo interior fluminense. A mesma previsão é válida para Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Grande BH e Paracatu.

 

No domingo, 15 de novembro, o litoral fluminense terá bastante nebulosidade, mas não há expectativa de chuva. A região do Grande Rio também terá sol entre muitas nuvens. Ainda há condições para pancadas de chuva com raios pelo interior do estado e no Norte Fluminense, principalmente à tarde à noite. Estas pancadas podem ser com raios e com moderada a forte intensidade, mas já não deve acontecer de forma tão generalizada.

 

Em Minas Gerais, o tempo fica mais instável especialmente no Vale do Jequitinhonha. Nas demais áreas, ainda ocorrem algumas pancadas de chuva, mas que se concentram principalmente no período da tarde.

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias