Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Travessia Santos-Guarujá terá o reforço de 2 balsas neste verão

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

O Departamento Hidroviário inicia nesta segunda-feira, 21/12, a Operação Verão+Seguro, com toda a frota disponível. Ao todo, o Sistema contará com 31 embarcações distribuídas nos oito sistemas no litoral paulista. A travessia Santos/Guarujá terá o reforço de duas balsas, ampliando a capacidade transportada por hora em 38% na comparação a temporada do ano passado. Mesmo com a operação, o Governo de São Paulo reforça a importância de evitar viagens desnecessárias e a exposição ao risco de contaminação por Covid-19.

 

As travessias começaram a ser reforçadas ao longo do ano de 2019, com o Novo Programa de Reformas e Manutenções. O Secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, destaca que todos os esforços estão sendo feitos para manter a boa performance das travessias obtida na última temporada de Verão e em todo o ano de 2020.

 

“O Governo de São Paulo implantou melhorias significativas ao longo desses quase dois anos. No Verão 2019/2020, atendemos quase 3 milhões de usuários e com todo o investimento da Secretaria reduzimos em 57%, na média, o tempo de espera para embarque nas balsas. Nessa temporada, queremos continuar garantindo que os usuários tenham um serviço de qualidade, com conforto e segurança”, destaca João Octaviano.

 

A travessia Santos/Guarujá contará com oito balsas na temporada. O sistema que hoje opera com sete embarcações, receberá a oitava até o feriado de Reveillon. Esse reforço na frota trará uma melhora significativa no serviço prestado. Já na travessia São Sebastião/Ilhabela serão nove embarcações, sendo sete balsas e duas lanchas para passageiros, que foi adotada pela primeira vez em 2019 e trouxe mais agilidade e conforto aos usuários.

 

No Litoral Sul, o DH concluiu a reforma no flutuante e na ponte que dão acesso ao embarque e desembarque de balsas na travessia Iguape/Juréia. O investimento garantiu mais segurança aos usuários.

 

“Mesmo com a pandemia e a recomendação para que as pessoas evitem viagens desnecessárias, estamos mantendo todos os nossos esforços para garantir uma viagem rápida e segura aos nossos usuários”, ressalta José Reis, Diretor-geral do Departamento Hidroviário.

 

O DH também mantém os serviços e ações implantadas pela atual gestão da Secretaria de Logística e Transportes, como a manutenção noturna, que garante menos problemas técnicos e mais agilidade nos serviços. Desta forma, os trabalhados de manutenção podem ocorrer sem prejudicar a operação das embarcações durante o dia.

 

Moradores e turistas contam ainda com comunicação 24h sobre o serviço de travessias. Os Painéis de Mensagem Variável (PMVs) estão instalados em pontos estratégicos dos viários de acesso, orientando os motoristas e fornecendo informações importantes sobre os serviços. Além disso, o aplicativo travessias, informa em tempo real a espera de cada travessia, as condições climáticas e disponibiliza imagens 24 horas por dia.

 

Travessias Litorâneas

 

Travessia Guarujá/Bertioga

02 balsas (capacidade 120 por hora)

01 lancha pedestres e ciclistas (capacidade 555 por hora)

Alta de 11,12% na capacidade em comparação com o verão passado.

 

Travessia Santos/Vicente de Carvalho

03 lanchas pedestres e ciclistas (capacidade 3.082 por hora)

Alta de 60% na capacidade em comparação com o verão passado.

 

Travessia Santos/Guarujá

08 balsas (capacidade 880 por hora)

Alta de 38% na capacidade em comparação com o verão passado.

 

Litoral Norte

Travessia São Sebastião/Ilhabela

07 balsas (capacidade 445 por hora)

02 lanchas pedestres e ciclistas (capacidade 984 por hora)

 

Litoral Sul

Iguape/Juréia

02 balsas (capacidade 141 por hora)

 

Cananéia/Continente

02 balsas (capacidade 40 por hora)

 

Cananéia/Ilha Comprida

3 balsas (capacidade 213 por hora)

Alta de 65% na capacidade em comparação com o verão passado.

 

Cananéia/Ariri

01 balsa (capacidade 190 por hora)

 

As informações sobre as travessias podem ser acompanhadas nos seguintes canais: site http://www.dh.sp.gov.br/ travessia/; Twitter @dhtravessias, telefone 0800 7733 711 e App Travessias, disponível gratuitamente.

 

Leia também: Saiba como será o verão 2021 no Brasil

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias