Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

RJ ainda pode ter chuva forte no fim de semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

O Natal de 2020 foi marcado por muita chuva na cidade do Rio De Janeiro que causou alagamentos e transbordamento de córregos, além de muita apreensão na população por causa do risco de deslizamento em encostas. 

 

A chuva é parte da ZCAS - zona de convergência do Atlântico Sul - que está atuando sobre a Região Sudeste desde o começo dessa semana.

 

Fim de semana com risco de chuva forte

Para o fim de semana, o último de 2020, a previsão é de diminuição das áreas de instabilidade. A região da cidade do Rio de Janeiro e outras áreas do interior e do litoral fluminense já terão alguns períodos com sol, mas as condições para pancadas de chuva ainda são muito altas.

 

A chuva muda de forma e acontecem  em áreas menores,  mas ainda pode cair com forte intensidade em alguns locais da cidade do Rio e do estado do Rio de Janeiro.

O ar está extremamente úmido por causa do tempo chuvoso dos últimos dias e o maior aquecimento do fim de semana vai estimular o crescimento de nuvens carregadas.

 

Por isso ainda não se pode descartar pancadas de chuva à tarde ou à noite moderadas a fortes sobre o estado do Rio de Janeiro. O risco de temporais ainda é alto para região Serrana fluminense neste sábado.

 

Durante o domingo os períodos com sol também devem acontecer e as pancadas de chuva são esperadas para a tarde e noite. Há condições para pancadas de chuva no domingo em todas as regiões do estado do Rio de Janeiro e ainda pode chover com moderada a forte intensidade, inclusive sobre a cidade do Rio de Janeiro.

 

Essas áreas de instabilidade ainda estarão ativas sobre o estado do Rio na segunda-feira e podem começar a provocar chuva já pela manhã, inclusive sobre o Grande Rio.

 

Volumes de chuva do Natal 2020

Grandes volumes de chuva foram acumulados sobre a região da cidade do Rio de janeiro no final da tarde e começo da noite do dia de Natal, 25 de dezembro de 2020. A chuva volumosa causou alagamentos e transbordamento de córregos na cidade. Muitas sirenes soaram nas encostas em função do risco de deslizamentos. 

 

A chuva forte da sexta-feira, 25, caiu também sobre áreas que já tinham recebido bastante chuva ao longo desta semana.

 

As áreas de chuva estavam associadas com a instabilidade da ZCAS - zona de convergência do Atlântico Sul - que ainda está ativa sobre a Região Sudeste. Porém, as áreas de instabilidade foram reforçadas pela presença de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o mar, próximo da costa do Rio de Janeiro.

 

Confira quanto choveu em apenas 4 horas em alguns bairros da cidade do Rio, segundo a medição do Alerta Rio/prefeitura do Rio de Janeiro em um período de 4 horas na noite de 25/12/2020

Urca: 63mm

Tijuca/Muda: 60mm

Grajaú: 57,8 mm

Jacarepaguá tanque: 54,6 mm

Saúde: 52,6 mm

São Cristóvão: 51,6 mm

Tijuca: 46,6 mm

Santa Teresa: 44,6 mm

Estrada Grajaú-Jacarepaguá: 41,8 mm

Laranjeiras: 41,4 mm

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias