Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Fortes pancadas de chuva em quase todo o país nesta sexta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Betim (MG) por Umberto Romão: nuvem de chuva forte

6 min de leitura

Oferecido por

Nebulosidade sobre o Brasil

O ar quente e úmido predomina sobre o Brasil, como é comum nesta época do ano. A combinação de umidade elevada, temperatura alta e a circulação de vento em vários níveis da atmosfera formam grandes áreas de nuvens carregadas sobre muitos estados do país. Estas nuvens provocam fortes pancadas de chuva e ventos fortes.

 

O ar seco avança sobre o Rio Grande do Sul e predomina também sobre o Nordeste deixando essas áreas com pouca nebulosidade.

 

mapa-previsao-0801

 

Previsão do tempo para 8/1/2021 - sexta-feira

 

Na Região Sul do Brasil, a sexta-feira é com sol e aumento de nuvens, com  pancadas de chuva e raios à tarde e à noite. Chove a qualquer hora no oeste e leste do Paraná. Há risco de chuva forte no Paraná e em Santa Catarina, incluindo as capitais Curitiba e Florianópolis.

 

O Rio Grande do Sul tem uma sexta-feira com sol forte e bastante calor. Só há previsão de chuva para a serra gaúcha. Porto Alegre tem dia quente, com muito sol e sem chuva.

 

Para a Região Sudeste, a previsão é de tempo bastante instável. Nuvens carregadas crescem no decorrer do dia por toda a Região e provocam pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite. Porém,  no sul e leste de São Paulo, no centro-sul do estado do Rio De Janeiro, na Zona da Mata e no Sul de Minas a chuva já pode começar no período da manhã. Há risco de temporais nas capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

 

Sexta-feira quente, com sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite na Região Centro-Oeste do país. Pancadas de chuva moderadas a fortes podem acontecer em Brasília, Goiânia, Campo Grande e Cuiabá. Chove a qualquer hora na fronteira com o Paraguai. 

 

Quase toda a Região Nordeste do Brasil tem uma sexta-feira com sol forte, calor intenso, e sem condições para chuva. Chove rapidamente no norte e no litoral do Ceará e em toda a faixa litorânea desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia. A sexta-feira é com sol e chuva rápida nas capitais Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza.

 

Para Teresina e para o oeste e norte do Piauí, a previsão é de sol e pancadas de chuva a partir da tarde, mas que devem acontecer em poucas áreas. Para o estado do Maranhão, a previsão é de sol e pancadas de chuva à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes, inclusive sobre São Luís.

 

Já para a Região Norte do Brasil, a previsão é de uma sexta-feira com tempo instável, com muitas nuvens e chuva a qualquer hora sobre o centro-norte do Amazonas, Roraima, sobre o centro-norte do Pará e sobre o Amapá. Há risco de temporais nas capitais Belém, Amapá, Manaus e Macapá

 

Nas outras áreas da Região Norte do Brasil, o sol aparece forte e há previsão de algumas pancadas de chuva à tarde e à noite, inclusive sobre as capitais Palmas, Porto Velho e Rio Branco.

 

Alertas meteorológicos para 8/1/2021

Sexta-feira com alerta para temporais em Roraima, no Amapá, no centro-norte do Amazonas e do Pará, incluindo as capitais desses estados.

 

Alerta para temporais em Goiânia e no centro-sul e leste de Goiás, no norte e leste do estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, no Grande Rio e no centro-sul do estado do Rio de Janeiro, na grande Belo Horizonte, no centro-oeste de Minas Gerais, no Sul de Minas e na Zona da Mata mineira. 

 

Alerta para temporais também em Curitiba, no leste e oeste do Paraná. No vale do Itajaí e no extremo sul de Mato Grosso do Sul.

 

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e fortes rajadas de vento eventuais nas demais áreas de Santa Catarina, do Paraná, no centro-oeste de São Paulo, em Mato Grosso do Sul, no norte de Goiás e no Distrito Federal, em quase todo o Mato Grosso, exceto no oeste desse estado.

 

Atenção também para chuva moderada a forte e possíveis ventos fortes sobre o centro-oeste e norte do Maranhão, no sul e leste do Pará, no sul do Amazonas e na região de Porto Velho

 

O interior da Bahia, as áreas de sertão do Nordeste e centro-sul e sudoeste do Rio Grande do Sul ficam em atenção para o ar seco, com o nível de umidade entre 20% e 30%.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias