Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Domingo de alerta para temporais no centro-norte do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Ivinhema (MS), por Valdeci Sebastião da Silva

3 min de leitura

Oferecido por

Neste domingo (2), uma frente fria vai se dissipar sobre a costa dos estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco, e um grande sistema de alta pressão na sua retaguarda vai ganhando força. Com seu centro ao largo da costa sul do Brasil, este sistema favorece ventos de leste/sudeste, que trazem muitas nuvens entre o norte do Rio De Janeiro, Espírito Santo e leste da Bahia, enquanto maior parte do Sul, Sudeste, interior da Bahia, Tocantins e Goiás ficam sob ventos de quadrante norte, contribuindo para o tempo mais quente e seco. A Zona da Convergência Intertropical atua sobre norte do Ceará, do Piauí e Maranhão, influenciando o Pará, Amapá, Roraima e leste do Amazonas. 

 

mapa-previsao-0205


 
Condições do tempo para o dia

Tempo firme, com sol e poucas nuvens na maior parte do Sul. Apenas em áreas do interior de Santa Catarina há possibilidade de pancadas rápidas de chuva durante a tarde.

 

O Sudeste tem também sol com poucas nuvens em São Paulo, Minas, interior capixaba e o Rio de Janeiro. Apenas o norte fluminense e litoral do Espírito Santo é que recebem chuva passageira no decorrer do dia.

 

Pancadas de chuva acontecem a partir da tarde em Mato Grosso e centro-norte de Mato Grosso do Sul. As demais áreas do Centro-Oeste seguem com sol e sem previsão de chuva.

 

A Região Nordeste tem muitas nuvens e chuva a qualquer momento em Sergipe, Alagoas e leste de Pernambuco. O tempo também fica instável entre norte do Ceará, do Piauí e Maranhão. As demais áreas tem sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva principalmente durante a tarde. Muitas nuvens em todo o norte do Pará, Amapá e Roraima, também com chuva no decorrer do dia. As demais áreas do Norte ficam sujeitas a pancadas de chuva no decorrer do dia. 

 

Riscos previstos para o dia

Ficam em alerta Roraima, oeste do Pará e leste do Amazonas para o risco de temporais, com chuva moderada a forte, raios e rajadas de vento. O litoral de Alagoas fica em alerta para o risco de chuva forte, acompanhada de ventos moderados soprando do mar. Atenção para rajadas moderadas de vento entre o litoral norte do Rio Grande do Sul e o litoral sul de Santa Catarina. O ar fica bastante seco por várias horas seguidas nos horários de maior calor no norte de São Paulo, sul de Mato Grosso do Sul e também no oeste gaúcho.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias