Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Semana de muita instabilidade, mar agitado e frio na Região Sul

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Florianópolis/SC, por Ton Souza

4 min de leitura

Oferecido por

Foto: Ton Souza, Florianópolis/SC

 

A frente fria se afasta do Sul do Brasil neste início de semana, mas as áreas de instabilidade continuam ativas, portanto a chuva ainda vai persistir na Região. Além da chuva, outro destaque nesta semana é a queda de temperatura e os ventos que seguem intensos. Há previsão de mar agitado nos próximos dias. Confira!

 

Na segunda-feira, 07 de junho, o céu fica com muitas nuvens na Região Sul do Brasil e a chuva se espalha sobre os três estados. No Rio Grande do Sul, pontualmente a chuva pode vir moderada a forte e com alguns raios e rajadas de vento, mas é principalmente entre Santa Catarina e o Paraná que o risco de chuva forte e volumosa é maior, inclusive nas capitais Florianópolis e Curitiba. O alerta é para temporais nestes estados.

 

 

 

Alerta: Chuva forte no Sul do Brasil

 

Ao longo da semana, a formação de uma área de um ciclone vai manter as instabilidades na Região Sul. Entre terça e quarta-feira a chuva persiste e as temperaturas seguem amenas.

 

Nova frente fria

Uma nova frente fria tende a se formar na próxima quinta-feira, e o ciclone vai continuar no oceano, mantendo o tempo instável na Região. Tem previsão de chuva e ventos fortes no Rio Grande do Sul e no litoral de Santa Catarina.

 

Só a partir de sexta-feira que a chuva tende a diminuir pelo interior da Região.

 

Possível formação de ciclone subtropical

Alguns modelos meteorológicos indicam que o ciclone que irá atuar entre a costa do Sul e Sudeste na próxima semana terá características subtropicais, no entanto, é necessário aguardar mais alguns dias para que essa previsão se confirme.


Diferentemente dos ciclones extratropicais, os ciclones subtropicais não estão associados a frentes frias. O centro dos ciclones subtropicais é mais quente do que a atmosfera ao redor, o que deixa o tempo mais instável e aumenta as condições para ocorrência de tempestades severas.

 

Saiba o que é um ciclone tropical, subtropical e extratropical

 

Veja a imagem abaixo, gerada pelo modelo meteorológico ECMWF (Europeu), com a previsão para a noite do dia 9 de junho:

 

 

 

Mar agitado

O mar começa a subir na terça-feira no litoral gaúcho e catarinense. Até sexta-feira o mar fica agitado no litoral dos dois estados e há risco de ressaca. Fique atento ao longo da semana nas atualizações!

 

Frio e geada

As temperaturas vão seguir baixas ao longo de toda a semana na Região Sul, mas a tendência é de frio mais intenso no próximo fim de semana. As temperaturas mínimas voltam a ficar negativas e há possibilidade de geada nas serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias