Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva à vista para o Centro-Oeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Brasília (DF) por  Aiane Resende

2 min de leitura

Foto: Brasília (DF) por Aiane Resende

 

Como previsto a sexta-feira foi marcada por mudanças no tempo sobre a Região Centro-Oeste do Brasil. A chegada de uma extensa frente fria trouxe o aumento de nebulosidade e chuva sobre os estados de Goiás e Mato Grosso.  

 

Após mais de 16 dias consecutivos sem chuva, Cuiabá registrou nesta sexta 11,4mm de chuva, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Este valor já se aproxima da média Climatológica para o mês de junho, que é de 19,4mm.


A chuva ajudou a melhorar a qualidade do ar e aliviar o calor, já que a maior parte da Região vem passando por uma semana com temperaturas acima dos 30°C durante a tarde e níveis de umidade relativa do ar inferiores aos 30% no mesmo período.

 

Confira os maiores acumulados de chuva desta sexta-feira na Região Centro-Oeste:

CEMADEN:

Jataí (GO): 18mm
Rio Verde (GO): 15mm
Mineiros (GO): 15mm
Cáceres (MT): 13mm
Baliza (GO): 12mm


INMET:

Mineiros (GO): 22,2mm
Rio Verde (GO): 14,6mm
Alto Araguaia (MT): 13,8mm
Cuiabá (MT): 11,4mm

 

 

Em Brasília já não chove há mais de 40 dias, mas tem previsão de chuva para o próximo sábado. Áreas de instabilidade que se formam com a passagem da frente fria e a circulação de ventos favorável em vários níveis da atmosfera, aumentam de forma significativa a nebulosidade, e voltam a causar pancadas isoladas de chuva sobre todo o Distrito Federal.

 

O sábado será sem chuva sobre Mato Grosso e Goiás, mas o tempo instável já retorna a capital mato-grossense no domingo, e à Goiânia na segunda-feira, persistindo em ambas as regiões pelo menos até a próxima terça, de forma isolada e passageira.




 

Agenda

Climatempo promove debate sobre mudança climática

+ mais notícias