Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Grande SP quente, seca e poluída

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Foto: São Paulo/SP por Clima ao Vivo

 

Uma grande massa de ar quente e seco predomina sobre o estado de São Paulo nesta semana e mantém o tempo firme na Grande SP. O que chama a atenção é o ar extremamente seco e poluído na Região Metropolitana da capital.


A umidade relativa do ar atingiu índices muito críticos já nesta semana. Na quarta-feira(18), Barueri atingiu 22%, Guarulhos 25%, no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, a umidade relativa baixou para 18% apenas. O ideal para a saúde humana, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, é que os valores fiquem acima dos 60%. Confira os níveis de criticidade:

 

 


Além da secura, a poluição também é destaque. A qualidade do ar está bastante prejudicada devido à falta de chuva e vento significativo na região. Quem consegue observar o horizonte, pode ver uma “mancha acinzentada”. Essa mancha representa os poluentes concentrados na atmosfera.


Grande SP com qualidade do ar muito ruim

 

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo(CETESB), divulgou no boletim das 18h da última quarta-feira(18), que a qualidade do ar ficou moderada em diversas estações espalhadas sobre a Grande SP, mas o destaque foi para as estações do Ibirapuera, Itaquera e Marg. Tietê que ficaram ruins, e Perus, Cid. Universitária-USP e Pico do Jaraguá que ficaram muito ruins.

 

Imagem2

 

 

Ar seco persiste

 

A tendência é que essa situação ainda possa piorar. Entre esta quinta e a sexta-feira(20), áreas da Grande SP podem ficar com índices de umidade relativa abaixo dos 15%. Com a falta de chuva e vento, os poluentes continuam concentrados na atmosfera e, por consequência, a qualidade do ar segue prejudicada.


Além disso, outro problema associado ao ar extremamente seco é a facilidade de expansão de focos de fogo.

 

Confira o mapa de risco de incêndio para os próximos dias


Com a atuação de uma onda de calor, pelo menos até dia 26 de agosto não há expectativa de mudanças significativas no tempo.

 

Fique de olho nas atualizações nos próximos dias!

 

 Veja também: Onda de calor persiste sobre o Brasil nos próximos dias

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias