Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Atenção com extremos do clima em países em desenvolvimento

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Atenção com extremos do clima em países em desenvolvimento

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    Foto: iStock

    3 min de leitura

    Oferecido por

    As Nações Unidas marcam neste 13 de outubro o Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres.  

     

    A data serve para refletir sobre avanços nas medidas para reduzir calamidades, bem como sobre os danos com a perda de vidas, de meios de subsistência ou questões de saúde.  

     

     

    Cooperação internacional 


    Neste ano, o tema da celebração global é “Cooperação internacional para países em desenvolvimento para reduzir o risco e as perdas por desastres”. Este tópico é o penúltimo dos sete alvos definidos no Marco de Sendai para Redução de Riscos de Desastres para o período entre 2015 e 2030. 

     

    A ONU justifica o foco na questão porque considera 2021 como “um ano determinante para cumprir a agenda política” que foi acordada em 2015.  

     

    De acordo com a organização, “sem uma ação real sobre o Clima nos próximos 10 anos os eventos climáticos extremos serão arrasadores, especialmente para os países em desenvolvimento.” 

     

     

    Calamidades 


    A organização destaca o efeito desproporcional de calamidades, quando estas abalam países de rendas baixa e média. 


    Maior destaque vai especialmente para questões como mortalidade, número de feridos, deslocados e desabrigados, além de perdas econômicas refletidas na baixa do Produto Interno Bruto e nos danos causados à infraestrutura essencial. 

     

    O investimento para reduzir o risco de calamidades condiciona o sucesso da eliminação da pobreza e da fome. Por isso, a ONU incentiva a cooperação internacional em favor de países em desenvolvimento por meio da Ajuda Oficial ao Desenvolvimento e da capacitação para reforçar a recuperação deste tipo de desastre. 

     

     

    Consciência  


    Ações nas redes sociais realçam o movimento global para reduzir a exposição de pessoas e comunidades a estes incidentes e aumentam a consciência sobre a importância de conter os riscos com as hashtags #DRRDay e #OnlyTogether. 

     

    A data é marcada desde 1989 depois de ter sido proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas “para promover uma cultura global de consciência de risco e redução de desastres”.   

     

    Fonte: ONU News

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias