Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Alerta para tempo severo no Sul do BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

 

A frente fria que está atuando próximo à costa do Rio Grande do Sul e a área de baixa pressão atmosférica no Paraguai ajudam a reforçar o fluxo de umidade sobre a Região Sul do Brasil nos próximos dias.

 

Confira o alerta especial para a Região Sul

 

tornado-alley-severe-storm-picture-id453437555

Foto: iStock

 

Alerta para tempo severo no Sul do BR

A nebulosidade aumenta nesta sexta-feira (25) sobre os três estados da Região. O ar quente e úmido e a circulação em níveis médios e altos da atmosfera ajudam potencializar o risco de temporais entre o norte e sudoeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e centro-norte do Rio Grande do Sul. 

 

Entre o extremo norte gaúcho, centro-oeste e a Região Serrana de Santa Catarina há perigo para chuva intensa e volumosa, com potencial para queda de granizo, raios e ventania.

 

No sábado (26), a frente fria que estava atuando próximo à costa da Região, se afasta, mas a circulação de ventos ainda ajuda formar nuvens muito carregadas sobre interior gaúcho, na região da Campanha Gaúcha e na área de Serra do Rio Grande do Sul, com risco para temporais e rajadas intensas de vento sobre estas regiões e no interior de Santa Catarina e no estado do Paraná, inclusive em Curitiba.

 

Confira previsão completa para a capital Curitiba

 

A aproximação de uma nova frente fria potencializa o risco de tempestades, no domingo (27), principalmente no estado do Rio Grande do Sul. A chuva tende a ser mais generalizadas ao longo do dia sobre o estado gaúcho e acumular grandes volumes, principalmente no centro-sul do estado. No interior de Santa Catarina e no Paraná, sol e pancadas de chuva de forma pontualmente forte no decorrer do dia.

 

 

Carnaval com alerta de temporais na Região

Na segunda-feira (28), a frente fria avança mais sobre a costa da Região e reforça as instabilidades no estado gaúcho. A previsão é de tempo severo, com chuva volumosa e com alerta de temporais para o Rio Grande do Sul, inclusive sobre a capital Porto Alegre. O sol ainda consegue aparecer um pouco mais sobre Santa Catarina e no Paraná, mas tem risco de temporais nos dois estados, principalmente sobre a Região Serrana e no interior. 

 

Saiba como ficam os próximos dias em Porto Alegre

 

Na  terça-feira (01) de Carnaval, muitas nuvens se formam sobre o norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul e sudoeste do Paraná. A chuva acontece em vários momentos sobre estas regiões, ainda com alto potencial para temporais. Em Curitiba, a chuva vai e vem no decorrer do dia, com risco para raios, ventania e trovoadas.

 

Por outro lado, com o avanço da frente fria sobre a costa da Região Sul, a entrada de uma massa de ar seco já volta deixar o tempo firme sobre a região de Uruguaiana e o sul do Rio Grande do Sul.

 

Atenção! A Climatempo alerta para o risco de alagamentos, enchentes e problemas causados por vento forte, raios e granizo.

 

 

Confira abaixo o acumulado de chuva para os próximo dias:

 

download Chuva acumulada 24/02/2022 a 28/02/2022

 

 

Leia também: Carnaval pode ter recorde de calor em SP

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias