Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Mudanças climáticas aumentam prejuízos nas operações

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

 

As mudanças climáticas, ocasionadas pela ação humana, não têm poupado qualquer ecossistema ou região do globo. Além disso, com o crescimento populacional, a urbanização e a degradação ambiental, mais do que nunca as pessoas estão expostas a riscos relacionados à eventos meteorológicos extremos.

 

Inclusive, o relatório divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), no final do mês de fevereiro, alertou para impactos irreversíveis não só na natureza, mas na vida de bilhões de pessoas ao redor do mundo.

 

Mais detalhes sobre o relatório do IPCC

 

GLOBE---1850-2021-MO-barslabel

Fonte: Ed Hawkins / Disponível em: #ShowYourStripes

 

A última quarta-feira, 16 de março, foi o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. A Climatempo preparou uma matéria especial com os meteorologistas Josélia Pegorim e Pedro Regoto. Clique aqui e confira na íntegra

 

Impactos nos setores de construção e mineração

Com os eventos de tempo severo cada vez mais frequentes e intensos, os impactos tendem a aumentar nos setores de construção e mineração ao longo dos anos, já que grande parte das atividades são realizadas a céu aberto.

 

A chuva, os raios e a ventania são variáveis que afetam diretamente e que, além das complicações materiais e no cronograma das empresas, oferecem riscos às vidas dos funcionários.

 

Além dos eventos associados ao mau tempo, episódios de estiagem e intensas ondas de calor também se tornam mais frequentes com o passar dos anos. A secura e as altas temperaturas podem causar desconforto térmico aos funcionários, por exemplo, diminuindo a produtividade e causando riscos a saúde.

 

Alertas meteorológicos e a prevenção de acidentes

Mesmo com todas problemáticas citadas acima, com o acompanhamento meteorológico, é possível evitar grandes transtornos antes e durante as operações, além de proteger a vida dos funcionários envolvidos.

 

A prova disso é o estudo realizado pela Organização Meteorológica Mundial(OMM), que analisou cerca de 11 mil desastres ocorridos entre 1979 e 2019 e obteve um grande resultado. O relatório divulgado pela organização, mostra que o número anual de mortes em todo o mundo caiu de mais de 50 mil na década de 1970 para cerca de 18 mil na década de 2010. Isso se deve ao aumento de sistemas aprimorados de alerta que conseguem prever e diminuir de forma significativa a taxa de mortalidade, segundo Petteri Taalas, secretário-geral da OMM.

 

Como ter acesso aos alertas meteorológicos?

A Climatempo possui o SMAC, plataforma online que atende principalmente os segmentos de construção e mineração, a fim de fornecer informações essenciais para o planejamento. São enviados alertas georreferenciados, através de uma equipe de meteorologistas que trabalham em escala 24/7, proporcionando a prevenção de acidentes, redução de multas e atrasos nas operações.

 

Com a ajuda das informações meteorológicas, as empresas podem tomar decisões estratégicas para mitigar os riscos e aumentar o ganho operacional, além de preservar a vida dos trabalhadores.

 

Para conhecer mais detalhes e contratar o serviço, entre em contato com um de nossos consultores!

 

Siga nossa página no LinkedIn e fique por dentro de todas as novidades do setor!

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias