Oferecido por
Nebulosidade sobre o Brasil
Uma frente fria continua próximo ao litoral de Sergipe de Alagoas e estimula muitas nuvens carregadas sobre quase todo o Nordeste do Brasil.
Nuvens carregadas também se formam no extremo norte do país, onde o ar continua quente e úmido.
A maioria das áreas do Brasil está com pouca ou nenhuma nebulosidade devido a baixa umidade do ar. A queda de umidade acentuada é um dos efeitos do ar frio de origem polar que atingiu o país com força nos últimos dias provocando também uma forte queda da temperatura.
Foto: São Paulo (SP), por Paula Soares
Previsão do tempo para 21/05/2022 - sábado
A maioria das áreas do Brasil tem um sábado com muito sol, poucas nuvens e sem condições para chuva.
O frio ainda é intenso ao amanhecer e facilita a ocorrência de nevoeiro em muitas áreas das regiões Sul e Sudeste do país.
Por causa do nevoeiro, a visibilidade nas estradas e aeroportos pode ficar bastante prejudicada no começo da manhã deste sábado.
O frio intenso também provoca geada ao amanhecer no centro, sul e leste do Paraná, no interior de Santa Catarina e nas áreas de serra e Planalto do Rio Grande do Sul.
Na Região Nordeste, o tempo fica instável, com muitas nuvens e condições para fortes pancadas de chuva nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, na Paraíba, em Pernambuco e em Alagoas. Mas também pode chover forte em Sergipe no nordeste da Bahia, no Maranhão e no Piauí.
Na Região Norte do Brasil, o sábado é de alerta para chuva forte em Roraima, no Amapá, no norte do Amazonas e no centro-norte do Pará.
Alertas meteorológicos para 21/05/2022 - sábado
Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Boa Vista, Macapá, Belém, São Luís, Teresina, Natal, João Pessoa, Recife e Maceió.
Alerta para temporais em Roraima, no centro-norte do Amapá, na Paraíba, em Pernambuco, no sul do Ceará e em Alagoas.
Atenção para chuva moderada forte, com raios e vento por vezes forte no extremo norte do Amazonas, no norte do Pará, no centro-norte do Piauí, no Ceará (exceto no sul do estado), no Rio Grande do Norte, no sertão da Bahia e de Sergipe.
Alerta para o risco de geada na serra da Mantiqueira, entre São Paulo, Rio De Janeiro e Minas Gerais, no centro, sul e leste do Paraná, no interior de Santa Catarina, no planalto e na serra do Rio Grande do Sul.
Alerta para ar muito seco, com o nível de umidade entre 11% e 20% em Goiás, no Distrito Federal, no Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais, no norte de São Paulo, no centro, sul e leste de Mato Grosso, no centro, norte e oeste de Mato Grosso
Atenção para o ar seco com níveis de umidade entre 21 e 30% no centro e norte de Mato Grosso, no Tocantins (exceto no norte do estado), no oeste e sudoeste da Bahia, no nordeste, centro e sul de Minas Gerais, no interior de São Paulo (exceto no norte do estado), no norte e no noroeste do Paraná, no centro-sul de Mato Grosso do Sul