Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva forte no Sul e no Nordeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

6 min de leitura

Oferecido por

Nebulosidade sobre o Brasil

 

Novas áreas de instabilidade avançam do mar para o leste do Nordeste levando muita chuva para várias capitais. A influência destas nuvens carregadas começou a ser sentida nesta sexta-feira, 27 de maio, e prossegue neste sábado. A situação é de alerta para muita chuva entre Natal e Maceió.

 

Ao mesmo tempo, uma frente fria avança sobre o Sul do Brasil e neste sábado provoca chuva sobre os três estados da Região e em parte de Mato Grosso do Sul

 

O ar seco que predomina sobre o Sudeste e sobre Centro-Oeste deixa a maioria das áreas destas Regiões com poucas nuvens.

 

A Zona de Convergência Intertropical espalha outras nuvens carregadas sobre parte do Norte do Brasil

 

 

Foto: João Pessoa (PB), por Carolina Sampaio

 

 

Previsão do tempo para 28/05/2022 - sábado

 

Este sábado é de alerta para muita chuva pelo litoral do Nordeste e chuva forte também em algumas áreas da Região Sul. 

 

Quase todas as áreas do Nordeste passam o dia com muitas nuvens e pancadas de chuva. O sol predomina  no centro-sul do Maranhão e do Piauí, no oeste baiano e no Vale do São Francisco, também na Bahia.

 

O dia é de alerta para a chuva forte e volumosa, com risco de alagamentos e deslizamentos de terra no litoral do Rio Grande do Norte, no leste da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas. Grandes volumes de chuva vão ser acumulados até o fim do dia nestas áreas. Também pode chover forte no litoral sul da Bahia e vários locais da faixa litorânea entre o Ceará e o Maranhão. 

 

Sábado com sol e pouca nebulosidade em quase todas as áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do país, com sensação de calor na maior parte do dia. Pode chover rapidamente no Espírito Santo e algumas pancadas de chuva podem ocorrer no sul de Mato Grosso do Sul.

 

Impacto do ar seco na saúde

 

Na Região Sul, uma frente fria deixa o sábado instável, com muitas nuvens e condições para chuva no decorrer do dia em quase toda a Região.

O sol predomina apenas no norte e no leste do Paraná. O centro, oeste e o sul do Paraná, o litoral catarinense, o Vale do Itajaí e todo o centro, oeste, sul/sudeste do Rio Grande do Sul podem ter alguns períodos com sol, mas chove principalmente à tarde e à noite.

 

O sábado é chuvoso na Grande Porto Alegre, na serra, no planalto e no noroeste gaúcho, na serra, no planalto sul e no centro-oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná.

 

Na Região Norte faz sol e calor o dia todo no Tocantins, na divisa do Pará com o Mato Grosso e em Rondônia. As demais áreas  terão pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. A chuva é frequente no decorrer do dia no noroeste do Amazonas, em Roraima, no Amapá e no litoral do Pará.

 

Influência do La Niña na cheia do rio Negro


Alertas meteorológicos para 28/05/2022 - sábado

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Porto Alegre, Boa Vista, Manaus, Macapá, Belém, São Luís, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e Aracaju

 

Alerta especial: perigo de chuva volumosa e de temporais, com maior risco para causar transtornos para a população, no leste de Pernambuco, incluindo a região metropolitana de Recife

 

Alerta para temporais no sudoeste do Paraná, no oeste de Santa Catarina e no norte e noroeste do Rio Grande do Sul, no litoral sul da Bahia, no centro e leste de Alagoas, no Agreste de Pernambuco, no leste da Paraíba (inclui João Pessoa), no centro, norte e leste do Rio Grande do Norte (inclui Natal) e no litoral do Ceará

 

Atenção para chuva moderada forte, com raios e vento por vezes forte no centro, sul, leste e nordeste do Rio Grande do Sul, no centro e sul de Santa Catarina, no centro e oeste da Paraíba, no oeste do Rio Grande do Norte, no interior do Ceará, no norte do Piauí, no centro-norte e oeste do Maranhão, no norte e nordeste do Pará, no Amapá, em Roraima, no centro, norte e oeste do Amazonas e no centro e oeste do Acre.

 

Atenção para chuva moderada no leste e nordeste da Bahia, em Sergipe e  no sertão de Pernambuco

 

Atenção para o ar seco com níveis de umidade entre 21 e 30% em Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul (exceto no extremo sul do estado), em Goiás, no Distrito Federal, no Tocantins (exceto no norte do estado), no centro e oeste da Bahia, no oeste/noroeste e sul de Minas Gerais, no estado de São Paulo (exceto no litoral), no sul do Rio De Janeiro e no norte do Paraná

 

Atenção para o mar agitado na costa leste do Nordeste, com risco de ressaca entre Salvador e Natal; o mar sobe no decorrer do dia no litoral do Rio Grande do Sul

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias