Oferecido por
A passagem de uma frente fria pelo litoral do Sudeste brasileiro aliada ao grande aporte de umidade dos ventos que sopram do mar contra a costa são os principais ingredientes para muita chuva. Entre a noite desta sexta-feira (10) e o sábado (11), há previsão de tempo fechado e chuva volumosa acompanhada por descargas elétricas entre o litoral norte paulista e do Rio De Janeiro, inclusive as cidades do sul de Minas Gerais e do Vale do Paraíba também devem experimentar esta chuva.
O destaque não fica somente para a chuva, pois os ventos devem ficar um pouco intensos, com rajadas em torno de 40 km/h, situação que acaba por impactar também o mar, deixando-o mais agitado. As ondas podem alcançar os 2,5 metros de altura no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Foto: Getty Images
Mesmo sendo um período mais seco do ano, o sistema frontal (frente fria) acaba por alterar o regime de chuva nesta semana, aumentando bastante a nebulosidade na região, e prometendo uma noite fria, além de um início de sábado nublado e chuvoso. Com o passar do dia, a chuva vai se dissipando e perdendo força, e somente no domingo (12) a nebulosidade diminui.
A topografia da região pode trazer preocupação quando eventos de chuva volumosa ocorrem, ainda mais neste caso, pois o terreno já está molhado devido à chuva dos últimos dias. Mesmo com previsão de chuva não há risco de grandes problemas para os moradores em locais vulneráveis, como alagamentos e deslizamento de encostas.
Mar fica ainda mais agitado
Após a passagem da frente fria o mar seguirá agitado no litoral do Sudeste. Um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o mar mantém os ventos intensos na faixa costeira, elevando ainda mais a ondas, com altura de até 4 metros. Por conta dessa agitação marítima, há risco de alagamento (inundação costeira) em algumas praias e/ou estreitamento da faixa de areia nas praias. O mar fica agitado até a tarde de terça-feira (14). A agitação marítima combinada com o final da lua crescente e começo da lua cheia intensifica ainda mais nas condições de alagamentos costeiros (maré de sizígia).
Leia também:
Forte onda de frio passa sobre o Brasil nos próximos dias