Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Frente fria avança sobre o Brasil no feriado de Corpus Christi

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

11 min de leitura

 O feriadão de Corpus Christi terá frente fria causando o retorno da chuva sobre o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. As mudanças no tempo começam no Rio Grande do Sul na quinta-feira (16). Mas é na sexta-feira, 17, que a frente fria vira o tempo de vez no Sul do Brasil e já começa a influenciar algumas áreas no Centro-Oeste e no Sudeste. Confira os detalhes da previsão para cada região do país.

 

Região Sul

 

O feriado prolongado no Sul do Brasil começa com tempo bastante instável. A formação de uma nova frente fria aumenta a nebulosidade e provoca pancadas de chuva na quinta-feira sobre quase todo o Rio Grande do Sul. No oeste de Santa Catarina e do Paraná, as pancadas de chuva começam na noite de quinta. 

 

Mas é durante a sexta-feira, 17 de junho, que a nova frente fria deixa o tempo instável. A previsão é de predomínio de céu nublado e muitas pancadas de chuva no Sul do Brasil, com risco de temporais nos três estados. A temperatura entra em declínio.

 

No fim de semana, a frente fria se afasta e o tempo melhora. O sol reaparece no sábado (18) em praticamente toda a Região Sul. Esfria bastante na fronteira com o Uruguai e pode voltar a gear. 

 

No sábado, ainda há previsão de chuva para o litoral de Santa Catarina, para o Vale do Itajaí, em Curitiba e no leste e norte do Paraná. Para o domingo, a previsão é de sol e frio no Sul do Brasil, com possibilidade de geada nas áreas serranas.

 

Região Sudeste

 

O feriado prolongado de Corpus Christi começa com bastante sol na Região Sudeste, mas uma frente fria vai mudar o tempo a partir da sexta-feira (17).

 

Para a quinta-feira, 16 de junho, a previsão é de bastante sol em toda a Região Sudeste. Alguma nebulosidade pode surgir durante o dia, mas só há previsão de algumas pancadas de chuva para o litoral do Espírito Santo. Mesmo assim, o sol aparece por lá.

 

É na sexta-feira que o tempo começa a mudar em São Paulo por causa da chegada da nova frente fria. As cidades no centro-oeste e sul de São Paulo já terão várias pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Na Grande São Paulo, na região da Baixada Santista e de Sorocaba, a chuva vem à noite.

 

Durante o sábado, 18 de junho, o tempo vai ficar muito instável em todo o estado de São Paulo. Serão várias pancadas de chuva ao longo do dia e com risco de chuva forte, incluindo o litoral e a Grande São Paulo.

 

Também no sábado, essa frente fria provoca pancadas de chuva a partir da tarde no sul de Minas, na Zona da Mata Mineira, no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e em todo o centro-sul do estado do Rio De Janeiro, incluindo o Grande Rio e as áreas serranas. 

 

Nas outras regiões de Minas, do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o sábado ainda será um dia com bastante sol e até calor durante a tarde.

 

No domingo, a frente fria avança um pouco mais e começa a mudar o tempo no Espírito Santo. A nebulosidade aumenta e há previsão de pancadas de chuva no decorrer do dia.

 

As áreas de instabilidade continuam a se formar sobre o Rio de Janeiro na Zona da Mata Mineira, no Sul de Minas, no Triângulo Mineiro e também no estado de São Paulo. Essas áreas ainda terão pancadas de chuva no domingo principalmente na madrugada e a partir da tarde.

 

Atenção! Quem for passar o feriado prolongado em cidades serranas como Petrópolis, Teresópolis, na região de Penedo, do sul do estado do Rio de Janeiro, no Sul de Minas ou na região de Campos do Jordão deve ficar atento para noites frias e temperaturas amenas no restante dos dias. O frio não será intenso como no começo desta semana, mas vale levar algumas roupas bem quentinhas.

 

 

Região Centro-Oeste

Chuva em junho é rara no Centro-Oeste do país. Mas esse ano está diferente e, justamente durante o feriado prolongado de Corpus Christi, outra frente fria vai causar chuva em lugares que normalmente não choveria nesta época do ano.

 

Durante a quinta-feira, 16 de junho, o sol vai aparecer forte em toda Região Centro-Oeste. Mas tem previsão de pancadas de chuva para o centro-oeste e sul de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, e para o oeste e noroeste de Mato Grosso. 

 

Durante a sexta-feira, 17, Goiás, o Distrito Federal e a maioria das áreas de Mato Grosso terão muito sol e calor durante a tarde. Mas a nova frente fria causa chuva forte sobre o estado de Mato Grosso do Sul e também no oeste e no sul de Mato Grosso. Cuiabá e Campo Grande podem ter chuva moderada a forte, o que não é comum nessa época.

 

Já para o sábado, 18 de junho, a previsão é de que as áreas de instabilidade da frente fria provoquem muita nebulosidade e chuva em quase todo o Mato Grosso do Sul, em Goiânia e no centro-sul de Goiás, em Cuiabá e em várias áreas no centro-oeste e no sul de Mato Grosso. Há risco de chuva forte em Cuiabá e em Campo Grande. No sul de Mato Grosso do Sul, o dia amanhece nublado e depois o sol pode aparecer, entre muitas nuvens. Ainda não deve chover no norte e leste de Mato Grosso, no Distrito Federal e no norte de Goiás.

 

Para o domingo, a previsão é de enfraquecimento da atividade da frente fria sobre o Centro-Oeste do Brasil. O sol predomina sobre o centro-norte de Goiás, no Distrito Federal e também em Mato Grosso. Mas pancadas de chuva ainda devem ocorrer no sul de Goiás e em várias áreas de Mato Grosso do Sul, principalmente no centro-leste do estado.

 

 

Região Norte

 

Durante o feriado de Corpus Christi, o tempo na Região Norte do Brasil volta a ficar como se espera para esta época do ano. O ar seca novamente no Tocantins, em todo o centro-sul e leste do Pará. Essas áreas terão muito sol durante todo o feriado prolongado, com temperaturas entre 34°C e 36°C durante a tarde e gradual queda dos níveis de umidade no ar. No fim do feriadão, várias áreas no Tocantins já poderão estar com o níveis de umidade entre 21% e 30%.

 

Estados como o Amazonas, o Amapá, Roraima, Rondônia e também o Acre terão pancadas de chuva com raios especialmente à tarde e à noite. Várias pancadas poderão ser fortes.

 

No Acre, o sol predomina na quinta-feira e só há previsão de algumas pancadas de chuva a partir da tarde na região de Rio Branco. Mas nos outros dias do feriadão, as pancadas de chuva poderão ocorrer especialmente à tarde e à noite.

 

Capitais como Boa Vista, Manaus e Macapá estão sujeitas a chuva forte.

 

 

Região Nordeste

 

Na Região Nordeste do Brasil, o feriado prolongado de Corpus Christi será marcado por mais pancadas de chuva no leste da Região.

 

Para quinta-feira, 16 de junho, a previsão é de várias pancadas de chuva e períodos com sol no leste e nordeste da Bahia, em Sergipe Alagoas, Pernambuco, Paraíba, no Rio Grande do Norte, no Ceará e também no litoral do Piauí e do Maranhão. O interior dos estados do Maranhão Piauí e da Bahia passam a quinta-feira com muito sol e calor, com níveis de umidade que podem ficar em torno dos 30% nas horas mais quentes do dia

 

Para a sexta-feira, 17 de junho, a previsão é de que a chuva se concentre no leste do Nordeste. As pancadas de chuva vão continuar desde o leste do Rio Grande do Norte até o nordeste e o litoral da Bahia. Chove inclusive em áreas de sertão de Sergipe e de Alagoas. Capitais como Maceió e Recife serão as mais sujeitas a ter chuva de forte intensidade. O litoral do Maranhão, do Piauí e do Ceará terão pancadas de chuva,  mas com bastante sol ao longo do dia. O restante do Nordeste tem bastante sol e tempo seco

 

Tanto na quinta quanto na sexta-feira as cidades como Caruaru e Campina Grande, onde ocorrem grandes festas juninas, terão tempo instável, sujeito a chuva a qualquer hora.

 

Durante a sexta-feira, 17 de junho, o sol vai predominar no interior do Maranhão, do Piauí, no sertão de Pernambuco e em toda Bahia. Temperaturas bastante elevadas, em torno dos 36°C ou 37° C, devem ser observadas e com níveis de umidade do ar entre 21% e 30% nas horas mais quentes do dia.

 

As pancadas de chuva vão continuar acontecendo no litoral do Maranhão, do Piauí, em todo Ceará e também no litoral leste do Rio Grande, na região de Natal, no leste da Paraíba, de Pernambuco, em Sergipe e Alagoas. Há risco de chuva forte na região de Maceió.

 

Durante o domingo, 19 de junho, o tempo não vai mudar muito em relação ao sábado. O sol vai predominar sobre a Bahia, no interior do Maranhão e do Piauí.

 

As pancadas de chuva serão frequentes no litoral do Ceará, no Rio Grande do Norte, na Paraíba, no centro Leste de Pernambuco em Alagoas e Sergipe e também no litoral norte da Bahia.

+ mais notícias