Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Bloqueio atmosférico deixa São Paulo mais poluída

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Uma grande massa de ar seco vem predominando sobre o Brasil a cerca de três semanas e vem impedindo a entrada de frentes frias fortes no país.  Nesse período, as frentes frias que conseguiram passar pelo litoral do estado de São Paulo foram muito fracas e praticamente não mudaram o tempo na região da Grande São Paulo. 

 

Quase um mês sem chuva

 

No dia 7 de julho, a cidade de São Paulo completou 27 dias consecutivos sem chuva relevante, com acumulado de 10 mm ou mais em 24 horas. 

 

A cidade de São Paulo está a quase um mês sem chuva relevante, alguma chuva que acumule ao menos 10 mm em 24 horas. A última vez que choveu mais de 10 mm na região da cidade de São Paulo, segundo dados do Inmet, foi no dia 10 de junho, quando choveu 21,8 mm na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista.

 

Efeitos da falta de chuva prolongada

 

A falta de chuva por muitos dias consecutivos afeta diretamente a qualidade do ar e isso tem consequências na saúde respiratória da população. O aumento da concentração de poluentes também prejudica a saúde ocular e dermatológica.

O problema não é uma falta de chuva eventual, por poucos dias, e sim por um tempo prolongado. Essa diferença na quantidade de número de dias sem precipitação pode ser observada nas fotos abaixo.

 

 

Fotos: São Paulo (SP), por Marcelo Pinheiro

 

 A diferença entre as duas é muito nítida. Uma delas mostra um horizonte bastante escurecido. Essa faixa escurecida representa o acúmulo de poluição sobre a cidade de São Paulo observado no dia 4 de julho de 2022. São Paulo já estava há 23 dias consecutivos sem chuva acima de 10 mm. Em alguns dias houve a presença de céu nublado e chuviscos pela cidade, até alguma chuva muito leve, mas que nem ocorreu em toda a cidade e não foi suficiente para limpar a atmosfera.

 

A outra imagem representa o horizonte de São Paulo no dia 2 de março de 2022. Antes dessa fotografia, São Paulo ficou apenas 5 dias sem chuva

 

Quando vai chover novamente?

O tempo seco e poluído vai predominar nesta sexta-feira e no fim de semana. Mas tem chuva à vista para a próxima semana. Clique aqui para saber mais sobre o tempo nos próximos dias.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias