Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Calor em São Paulo chama a atenção

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Calor em São Paulo chama a atenção

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

     

    A cidade de São Paulo registrou 28,1°C de temperatura máxima no sábado, 16 de julho, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista. Esta foi a maior temperatura em São Paulo em mais de dois meses, desde o dia 3 de maio, quando a temperatura alcançou a marca de 29,2°C.  Mas para um dia de julho, a tarde de 16 de julho de 2022 foi a mais quente desde 29/7/2018, quando a temperatura máxima alcançou 29°C. 

    Os dados do Inmet mostram que a temperatura máxima em julho de 2021, 2020 e 2019 nem alcançou especificamente o dígito 28°C

    Foto: São Paulo (SP) por André C

     

    Julho atípico


    São Paulo está tendo um julho atípico em relação à temperatura. Na teoria Climatológica deveria ser o mês mais frio do ano, com média de 22,9°C, igual a de junho. Mas a temperatura de 28,1°C registrada no sábado, 16 de julho, foi 5,2°C mais alta do que a média normal!


    Uma única temperatura “muito fora da curva” no histórico de temperaturas máximas de um mês não pode representar a realidade meteorológica, mas julho de 2022 está, de fato, muito quente. 

     


    São Paulo está tendo julho atípico com temperatura muito acima da média normal

     


    A média das temperaturas máximas registradas no Mirante de Santana, de 1 a 15 de julho foi de 25,4°C, 2,5°C acima da média normal de máxima, que é de 22,9°C. Incluindo os 28,1°C no dia 16, sábado, a média sobe para 25,6°C. 

     

    De 1 a 16 de julho, a temperatura máxima no Mirante de Santana ficou abaixo do valor climatológico apenas no dia 13 (máxima de 19,1°C), quando passou uma frente fria pela costa paulista e São Paulo recebeu grande dose de ar frio e úmido. A máxima já superou os 27°C em cinco dias.


    Cadê o frio?

    Quem não gosta do frio, certamente está adorando estes dias com temperaturas altas. Mas cadê o frio? Vai ter inverno? São perguntas que os  amantes do frio  fazem para os meteorologistas com frequência, diante de dias quentes como estes que São Paulo está vivendo.


    No horizonte próximo, não tem queda acentuada de temperatura prevista pelo menos para esta semana.  A temperatura volta a subir a partir desta terça-feira.

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias