Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Muito sol no Brasil, mas Salvador e Maceió em atenção para chuva

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

5 min de leitura

Oferecido por

Uma frente fria se afasta do Brasil na altura do litoral da Bahia. A passagem desta frente fria intensificou o vento marítimo contra a costa no leste do Nordeste estimulando a formação de áreas de chuva. 

 

A forte massa de ar frio de origem polar que veio com esta frente fria influencia grande parte do interior do Brasil. A presença desse ar frio causa baixas temperaturas, reduz a umidade do ar e dificulta o crescimento de nuvens. 

O ciclone extratropical que se formou com esta frente fria já se deslocou para alto-mar e não afeta mais o Brasil.

 

 

Belo Horizonte, MG (Foto: Getty Imagens)

 

Fortes ventos em altos e médios níveis da atmosfera espalham muitas nuvens altas sobre o Sul do Brasil. Nuvens carregadas crescem no extremo norte do país 

 

 

Previsão do tempo para 13/08/2022 - sábado

 

Atenção: o ar frio de origem polar ainda atua no interior do Brasil e provoca baixas temperaturas sobre o Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste

 

O ar seco e frio  predomina sobre o Brasil e inibe a formação de grandes nuvens. Assim, quase todo o país tem um sábado de sol e sem condições para chuva. 

 

Grande amplitude térmica ocorre em todas as regiões do país, com baixas temperaturas ao amanhecer, rápido aquecimento pela manhã e calor à tarde.

 

Na Região Sul, este sábado é com muitas nuvens sobre o Rio Grande do Sul, mas o sol ainda pode aparecer e não há previsão de chuva. Há condições para formação de nevoeiro ao amanhecer no leste de Santa Catarina e do Paraná. 

 

Sábado ensolarado na Região Sudeste  do Brasil, apenas com muitas nuvens na divisa de Minas Gerais, com a Bahia e o Espírito Santo. Há condições para formação de nevoeiro ao amanhecer no leste de Minas Gerais, no leste de São Paulo e áreas serranas e de vales.

 

Sol forte e céu praticamente sem nuvens em todo o Centro-Oeste do Brasil. Níveis de umidade do ar muito baixos devem ser observados nas horas mais quentes do dia e não há condições para chuva. 

 

Muito sol, calor e tempo seco em grande parte da Região Norte. As pancadas de chuva ocorrem no centro-norte do Amazonas, em Roraima, no Amapá  e no centro-norte do Pará. 

 

No Nordeste do Brasil, este sábado é com tempo chuvoso na região de Salvador, no litoral norte da Bahia e em Sergipe. O dia é com muita nebulosidade e chuva a qualquer hora no restante do litoral e no sertão da Bahia, em Alagoas e em Pernambuco, Sábado com sol e pancadas de chuva no leste da Paraíba, no Rio Grande do Norte, no Ceará (exceto no sul do estado) e no norte do Piauí. Pancadas de chuva com raios podem ocorrer no centro-norte e oeste do Maranhão.

 

 

Alertas meteorológicos para  13/08/2022 - sábado

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Salvador, Aracaju, Maceió, Boa Vista e Manaus

 

Alerta para temporais no centro-norte de Roraima

 

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento que podem ser fortes no noroeste e centro-norte do Amazonas, no centro-sul de Roraima, no litoral norte da Bahia, região de Salvador, na região de Maceió e de Aracaju 

 

Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade do ar entre 12% e 20% em Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso (exceto no noroeste do estado), no sudoeste e oeste de Goiás, no Tocantins, no centro-sul do Maranhão e no oeste do  Piauí 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias