Oferecido por
A ZCAS, Zona de convergência do Atlântico Sul, que trouxe umidade para o Brasil central, agora está desconfigurada. Só que isso não quer dizer que o fim de semana será todo de sol e tempo seco. A umidade deixada na região pela ZCAS ajuda a formar as nuvens carregadas, principalmente em Goiás e em Mato Grosso.
Risco de granizo para Mato Grosso e Goiás neste final de semana. Foto: GettyImages.
Neste sábado (19), o sol aparece na maior parte do dia, esquenta a superfície e faz a temperatura do ar passar dos 35°C. Com a umidade disponível na atmosfera, as nuvens de chuva se formam com facilidade no período da tarde, chegando a níveis altos, com temperaturas bem mais baixas. São as famosas cumulonimbus, responsáveis pelas pancadas de chuva com trovoadas e até granizo.
No sábado (19), a chance para chuva de granizo é maior em Goiás e no leste do estado mato-grossense.
Áreas com condições para granizo neste sábado: alerta (vermelho), atenção (amarelo) e isolado (verde).
No domingo (20), o cenário é praticamente o mesmo. O dia amanhece com sol e rapidamente as temperaturas sobem em toda a região. À tarde, no horário da chuva, as pancadas com trovoadas e granizo ocorrem em Goiás e no estado de Mato Grosso, mas desta vez as pedrinhas de gelo podem atingir também o nordeste do estado mato-grossense.
Será um fim de semana com pacote completo: calor, chuva e granizo! O único que passa longe é o frio, a não ser aquele das pedrinhas de granizo.
Áreas com condições para granizo neste domingo: alerta (vermelho), atenção (amarelo) e isolado (verde).