Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Tempo firme em Al Khor no dia da abertura da Copa de 2022

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por


A abertura da Copa do Mundo de 2022 está marcada para as 12 horas (horário de Brasília) do dia 20 de novembro, no estádio Al Bayt, que fica em Al Khor, no norte do Catar, e acontecerá uma hora antes da primeira partida, entre Catar e Equador.

 

Nesse dia, a probabilidade é de um tempo firme na maior parte do dia em Al Khor no domingo(20), com previsão de temperaturas de 31°C de máxima e 23°C de mínima. Na na última quinta-feira (17), os termômetros 33°C de máxima e 20°C de mínima. A Climatologia de novembro nesta região é de 19°C de mínima e 28,9°C de máxima, segundo dados do Departamento de Meteorologia do Catar da Autoridade de Aviação Civil.

 

 

17-11.

Dados das temperaturas observadas em 17 de novembro de 2022 no Catar. Fonte: Departamento de Meteorologia do Catar - da Autoridade de Aviação Civil.

 

Quando chove no Catar? 

 

Entre os dias 22 e 23 de novembro tem uma probabilidade maior de chuva no centro-norte do Catar, só que de maneira isolada e com acumulados baixos, podendo ocorrer até mesmo em pontos isolados de Doha. Essas instabilidades se formam por conta da corrente de ventos em altitude (a mais de 9km de altitude), um cavado meteorológico nos altos níveis da atmosfera, um Vórtice Ciclônico nos níveis médios da atmosfera, e mais a umidade que vem do mar.

 

Mesmo com o tempo instável nestes dias, a sensação é de calor ainda no país, com termômetros marcando valores entre 27 e 31°C à tarde nos dias 22 e 23 de novembro, segundo os modelos meteorológicos. 

 gfs_T2m_me_22

Previsão de temperaturas máximas no dia 23 de novembro de 2022 no Oriente Médio e no Catar. Fonte: Tropical Tidbits.

 

Climatologia de temperaturas e chuva em Doha 

 

Em Doha, na capital do Catar, a média climatológica para novembro é de 29,5°C de máxima e de 19,5°C de mínima. Só que em Junho e Julho a máxima temperatura na média fica entre 41,2 e 41,5°C. E não costuma chover muito na cidade, com uma média de 0,2mm de chuva em novembro e de 2,1mm em fevereiro de 2022, segundo dados da Organização Mundial da Meteorologia (OMM).

 

clima

Climatologia de chuva e de temperaturas mensais em Doha, capital do Catar. Fonte: OMM

 

Pelos dados dos aeroportos, em Doha fez 32°C de máxima na quinta-feira (17) e nesta sexta-feira (18) já chegou aos 33°C.E a tendência é de temperaturas cheguem a ficar entre 28 e 33°C nos próximos dias na cidade. 

 

Por curiosidade, no final de Julho de 2022 houve uma condição mais rara, fortes chuvas no país, e com acumulados elevados, para a época do ano, sendo o Julho com a chuva mais intensa desde 1962. Segundo o Departamento de Meteorologia do Catar, em Doha foram registrados 38mm no período dessa chuva e 29,8mm em Al-Wakrah.

 

gettyimages-669577432-170667a

Corniche Doha arranha-céu Cityscape Doha Catar. Fonte: Getty Images

 

Calor e tempo firme na partida do Brasil contra Sérvia

O jogo do Brasil com a Sérvia, no dia 24 de novembro, às 16 horas, no horário de Brasília, será em Lusail. Com previsão de tempo firme e calor nessa cidade, com temperaturas chegando facilmente aos 30°C.

 

gfs_T2m_me_26

Previsão de temperaturas máximas no dia 24 de novembro de 2022 no Oriente Médio e no Catar. Fonte: Tropical Tidbits.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias