Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva se espalha por grande parte do país

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

7 min de leitura

Oferecido por

 

A frente fria que está no oceano, na altura do Sudeste, ajuda a deixar a atmosfera instável nesta quinta-feira e por isso as nuvens se formam com facilidade entre a tarde e a noite na maior parte do Brasil Central. No Sul, duas áreas de Baixa Pressão (uma na Argentina e outra no oceano, na altura do Rio Grande do Sul) também formam nuvens carregadas nos três estados da Região e por isso há previsão de chuva também, porém, as pancadas serão isoladas, com volumes baixos, acompanhadas por trovoadas e ventos moderados.

 

GettyImages-1368122027

Foto: Getty Images

 

Entre o Norte e o Nordeste a nebulosidade se forma por causa de uma circulação de ventos conhecida por ZCIT, Zona de Convergência Intertropical, que nesta época do ano fica próxima ao norte do país. Tempo firme apenas na faixa que vai do norte de Minas até o interior do Ceará e do Piauí. E por falar em tempo firme: O Nordeste registrou, até o momento, elevação significativa na quantidade de queimadas com relação ao mesmo período do ano passado (janeiro a 8 de fevereiro). Os estados mais prejudicados foram o Ceará, com, 362% e a Paraíba, com, 315%.

 

 

Maiores temperaturas no Brasil no dia 8 de fevereiro de 2023, registrados nas estações meteorológicas monitoradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia, mais uma vez o Rio Grande do Sul foi o estado mais quente do país:

 

Quaraí-RS: 40,7 °C

São Borja-RS: 40,2 °C

Uruguaiana-RS: 40 °C

São Luís Gonzaga-RS: 39,9 °C

Alegrete-RS: 39,5 °C

Teutônia-RS: 38,2 °C

Rio Pardo-RS: 38 °C

Santana do Livramento-RS: 38 °C

São Gabriel-RS: 38 °C


Previsão do tempo para 09/02/2023 - quinta-feira


Região Sul 

 

Duas áreas de baixa pressão, uma na Argentina e outra na altura do Rio Grande do Sul, posicionada no oceano, ajudam a formar nuvens de tempestade nos três estados da Região Sul. As pancadas devem ocorrer entre o fim da tarde e à noite, de maneira isolada, porém, com risco de tempestades, com trovoadas, ventos moderados e até mesmo ocorrência de granizo. Além da chuva que pode acontecer no fim do dia, tem outro alerta para a Região. Antes das pancadas, o calor aumenta bastante e há risco de focos de incêndio entre o Rio Grande do Sul e o oeste do Paraná.

  

Região Sudeste

 

O Sudeste segue sob influência de instabilidades no oceano, associadas à uma frente fria, e também à uma região de baixa pressão conhecida por cavado. A maior parte do Sudeste tem condições para pancadas de chuva, especialmente no período da tarde e não se descartam tempestades, com risco de transtornos em áreas que já foram fortemente atingidas por chuva forte nesta semana. Apenas o norte de Minas é que não deve registrar chuva nesta quinta-feira. Mesmo com previsão de chuva, a sensação é de tempo abafado em todos os estados da Região.

 

Região Centro-Oeste

 

Um corredor de umidade da Amazônia passa pelo Centro-Oeste do Brasil e associado ao calor da Região, favorece a formação das nuvens de chuva em todos os estados e no Distrito Federal. As pancadas ocorrem de maneira isolada, de curta duração, mas podem ser de forte intensidade. Devido às aberturas de sol, a temperatura sobe rápido ao longo do dia e só não atinge valores extremos por causa da umidade relativa do ar que está mais alta.

 

Região Nordeste

 

No Nordeste a chuva acontece em todas as áreas costeiras entre o Sul da Bahia e o Rio Grande do Norte e também na faixa que pega o norte do Ceará, do Piauí e todo o estado do Maranhão. No restante, tempo seco e com alto risco de queimadas nesta quinta-feira.

 

Região Norte

 

No Norte, a chuva forte atinge os estados do Amapá e do Pará, com chance de transtornos, também pela influência da ZCIT. No restante da região, as pancadas são mais isoladas e com volumes menores. O tempo segue bem abafado em toda a Região.

 

Aviso para temporais para 09/02/2023 - quinta-feira

 

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio De Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Campo Grande, Goiânia, Cuiabá, Fortaleza, São Luís, Belém, Macapá, Boa Vista, Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Palmas.


Perigo para chuva volumosa, com moderada forte na Zona da Mata mineira, Sul de Minas, no centro-norte do estado do Rio de Janeiro e no sul de Goiás. Alerta também para o Pará e o Amapá.

 

Atenção: O CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) alerta para o risco geo-hidrológico, ou seja, risco de Alagamentos e Deslizamentos nas seguintes áreas:

 

Região Metropolitana de São Paulo
Vale do Paraíba - SP
Litoral norte de SP

Todo o Estado do Rio de Janeiro, incluindo a capital
Sul/Sudoeste de Minas
Zona da Mata Mineira

Região Metropolitana de Belo Horizonte
Campo das Vertentes - MG

Sul e Centro do Espírito Santo

 

Alertas meteorológicos para  09/02/2023 - quinta-feira

 

Atenção para o risco de chuva moderada forte nas capitais Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Macapá, Belém e São Luís.

 

Alerta para temporais nos três estados do Sul, de maneira isolada, no sul de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no norte de Minas, no Sul de Goiás, no centro, leste e norte de Mato Grosso do Sul, no Amapá, litoral e sudoeste do Pará, no norte do Maranhão, do Ceará e do Piauí.

 

 

 

Atenção para chuva moderada Vale do Itajaí-SC

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias